-->

Bala de borracha... Dilma pede a Comissão de Ética para rever recomendação de afastamento do ministro Lupi

Publicidade
A presidente Dilma Rousseff decidiu manter o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, no cargo nesta quinta-feira (1º), apesar da recomendação da Comissão de Ética da Presidência da República para que Dilma o exonerasse diante de denúncias de irregularidades na pasta e contra ele.

Após a abertura, em 1982, Dilma e Lupi militavam no PDT,
depois, a presidenta se filiou ao Partido dos Trabalhadores
Lupi reuniu-se com Dilma na manhã desta quinta-feira no Palácio do Planalto. De acordo com a Presidência da República, Dilma pedirá à comissão um ofício com os elementos que embasaram a sugestão de exoneração.

O Ministério do Trabalho foi alvo de denúncias de suposto esquema de cobrança de propina de ONGs (organizações não-governamentais) conveniadas com a pasta, num esquema que serviria para abastecer o caixa do PDT, partido de Lupi.

O ministro também foi acusado de ter pego "carona" em avião providenciado por um empresário e dirigente de uma ONG, que meses depois assinou convênios com o ministério.

Fonte: R7

Notas do Blogueiro:
a) O presidente da Comissão de Ética da Presidência da República, Sepúlveda Pe3rtence, é um velho adversário do PDT. Ele foi o advogado de Roseana Sarney encarregado de 'provar' que o ex-governador Jackson Lago (1934-2011) 'abusou' do poder econômico na eleição de 2006 quando se elegeu para o Palácio dos Leões. No TSE, com apoio do presidente do Senado, José Sarney, Sepúlveda conseguiu dobrar o Tribunal pelo apertado placar de 4 a 3.

b) Digam de tudo. Porém, convencer Dilma Rousseff que Jackson ou Lupi, dois (pré) históricos do PDT, são corruptos... é querer demais... Lupi enverga. Mas, não quebra e a Primavera dos Ministérios acabou.

c) O líder do governo no senado, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) chegou a declarar, antes da presidenta se posicionar, que a decisão da Comissão de Ética era uma "bala" em direção ao ministro. Bala de borracha... para derrubar o ministro do Trabalho e Emprego, somente Bala de Prata!

d) Neste episódio, Lupi segue uma das máximas de Brizola: "Nossos caminhos são pacíficos, nossos métodos democráticos, mas se nos tentam impedir só Deus sabe nossa obstinação."

e) O título é do Blogue. O original é "Dilma se reúne com Lupi e decide manter ministro no cargo".
Advertisemen