-->

Mãe e avó de bebê encontrado com vida após terremoto são resgatadas na Turquia

Publicidade
A mãe e a avó de Azra Karaduman - a bebê de duas semanas que foi encontrada sob escombros com vida dois dias após o terremoto que atingiu o leste da Turquia - também foram resgatadas nesta terça-feira, informou a imprensa local.

As três foram localizadas sob os escombros da casa em que moravam por uma equipe de resgate na cidade de Ercis, a mais afetada pelo violento tremor de magnitude 7,2.

De acordo com a rede de televisão "NTV", a pequena Azra, assim como sua mãe, Semiha, e a avó, Gülsaadet, conseguiram sobreviver dois dias à tragédia debaixo de um sofá.

Uma equipe de salvamento que trabalhava desde ontem entre os edifícios da região detectou sons humanos vindos debaixo de uma casa destruída, o que os levou a acelerar os trabalhos.

"Detectamos sons em nossos equipamentos. Havia pelo menos duas pessoas com vida. Tirar a bebê foi fácil porque era muito pequena, mas também tiraremos quem estiver lá", disse Ercan Toprak, diretor da equipe, logo após o resgate de Azra.

Voluntários, policiais e bombeiros colocaram mãos à obra e, três horas mais tarde, tiraram com vida também a mãe e a avó da criança, o que provocou aplausos entre das pessoas que acompanharam o resgate, informou a agência de notícias "DHA".

Azra recebeu soro e foi levada para uma incubadora já que, segundo os médicos que a atenderam, perdeu muito líquido nos dois dias em que ficou sob os escombros. Apesar dos pequenos ferimentos e hematomas sofridos, os médicos informaram que o estado de saúde da menina "é bom".

Segundo o site do jornal "Hürriyet", Azra nasceu prematuramente na cidade de Sivas (Anatolia Central), onde vivem seus pais, no último dia 9, e foi levada a um hospital.

No entanto, seu avô, Ahmet Karaduman, que trabalha como pediatra em Ercis, a levou para sua casa alegando que saberia "melhor do que ninguém" como cuidar de sua neta.

"Minha mulher, minha nora, minha neta e eu estávamos no mesmo quarto. Meu filho Sinan (o pai de Azra) estava em outro quarto. Com o tremor, me vi fora da casa, mas eles ficaram dentro", explicou Ahmet.

Durante dois dias, quase sem esperança de encontrar vivos seus familiares, o avô de Azra se dedicou a ajudar as crianças sobreviventes do terremoto, mas não deixou de acompanhar os trabalhos de remoção de escombros em sua casa.

"Não tinha esperanças, mas Azra se salvou e também minha nora e minha mulher. Agora rezo para que meu filho também esteja vivo", afirmou.
Advertisemen