-->

Professores e trabalhadores em educação de MG fazem ato às 12h na Praça Sete em BH

Publicidade
Movimentos sociais e sindicatos realizam a jornada de luta em apoio ao Sind-UTE/MG nesta quinta-feira, 18. "Continuar a batalha em busca de dias melhores para os trabalhadores/as em Educação" é o mote do ato público que acontece hoje, a partir das 12h, na Praça Sete, centro da capital mineira.

Participarão do ato o Sindicato Nacional dos Professores Docentes Universitários (ANDES-SN), Movimento Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTSTC), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede), dentre outras entidades estudantis e de trabalhadores/as.

No local eles vão promover panfletagem e proferir palavras de ordem. A proposta é dialogar com as pessoas que transitam pelo local, mostrando a elas que Minas Gerais não paga o Piso Federal. São esperadas centenas de pessoas na Praça Sete.

No mesmo dia, os/as trabalhadores/as em educação participam do Fórum Técnico de Segurança nas Escolas, que acontecerá em Varginha, no Teatro Capitólio, das 7h30 às 18 horas.

Reivindicação - Os trabalhadores em Educação reivindicam o imediato cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), de acordo com a lei federal 11.738, que regulamenta o Piso Salarial. Minas Gerais paga, hoje, o Piso de R$ 369,00 que, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNTE), é considerado o pior Piso Salarial dos 27 estados brasileiros.

A direção do Sind-UTE/MG afirma que este é um Governo fora da lei, pois não cumpre a lei federal do Piso Salarial e que a sociedade mineira precisa saber que o Governo de Minas não investe em Educação.

Fonte: Sind-UTE

Se mil vidas eu tivesse...

Deu no Blog da Professora Bernardete

Educadores sem piso, alunos sem aulas!

No futuro, o título dessa postagem poderá ser usado como título para um bestseller. É! Com certeza a greve de 2011 já entrou para história e será alvo de futuras teses, relatos, retrospectivas e tudo mais que a mente humana possa gerar.

Li num cartaz do tipo em folha de cartolina, no meio da multidão de educadores que tomaram posse por alguns longos minutos das pistas dos principais corredores de transito do centro de BH na tarde de ontem, a frase "se mil vidas eu tivesse mil vidas eu daria para que o Anastasia pague o piso", adaptada do discurso que há mais de duzentos anos foi proferido pelo nosso heroí (?) .

Clique na figura para ampliar
Fiquei tentando imaginar o que se passa na cabeça de alguém que do nada se encontra com a manifestação, lê a frase e não consegue fazer a ponte com o passado ... Que falta faz a escola! E o governo mineiro insistindo em tirar das crianças o direito de frequentá-la!

A passeata foi gigantesca e não deu para passar despercebida!

Viva a força dessa brava gente mineira!

Deus conserve a paciência desses milhares de educadores firmes no propósito de alcançar o mapa da justiça, que aqui em Minas chama-se Piso!

O lema " só voltamos para a escola com o piso" significa o repúdio dos educadores mineiros ao subsídio, sistema remunetório imposto pelo governo estadual à categoria, confiscando direitos adquiridos e implantando a desvalorização por tempo de serviço prestado.

Enfim, a vitória está próxima! E como bons cidadãos que somos, vamos perdoar os nossos inimigos políticos, mas não podemos esquecer seus nomes, pois o que não está servindo para Minas, não serve para o Brasil! E lentamente tentarão chegar ao planalto central ...
Advertisemen