-->

A verdade é outra: ex-blogueiro do Imirante permanece com audiência baixa

Publicidade
Na blogosfera existe uma doce disputa pela audiência do internauta. Principalmente, entre os blogueiros profissionais. Hoje, o ex-blogueiro do Imirante que havia cantado de galo no começo do mês passado (veja aqui), tenta novamente vender a imagem da transparência e da audiência.

Ele escreve:
Este blog voltou a ser associado ao Google Analytcs desde a última segunda-feira. O Analytcs é a ferramenta do Google que mede a audiência e o alcance dos blogs e portais em nível empresarial.

Isto é profissionalismo.

Ora, o Analytics é um serviço gratuito da Google, qualquer internauta pode se associar a qualquer momento. Do jeito que o ex-blogueiro do Imirante escreve, até parece que o Analytics é uma “secreta sociedade” nos marcos da Maçonaria ou da Rosa Cruz. Quando, está mais para um Clube de Mães ou uma Associação de Moradores em termos de acessibilidade.

Ele ainda alinha:
Para efeito de contagem, os blogs utilizam apenas os acessos únicos – aqueles em que a visita é registrada apenas uma vez, mesmo que o computador volte a entrar na página outra vez durante o dia.

Isto é credibilidade.

Ora, o ex-blogueiro do Imirante quer reinventar a estatística. Praticamente, um novo John Neper. Pretende tanto entender de probabilidade, arranjos e combinações. Por exemplo, você foi ao restaurante “A”, uma vez no mês e ao restaurante “B”, 29 nove vezes no mesmo mês. Qual o seu preferido, o que você considera de maior credibilidade? Claro, o restaurante “B”. Mas, para o ex-blogueiro, tanto um como outro são iguais, basta um registro e pronto!

A pobre Ismália de Alphonsus de Guimarães:
O Analytcs registra uma queda acentuada de acessos em todos os blogs maranhenses auditados pelo site nas últimas semanas – queda cujos motivos vão desde a repetição dos assuntos até a ausência de fatos marcantes.

Mesmo assim, a audiência deste blog manteve-se dentro dos patamares esperados após a desvinculação do portal imirante.com e da reformulação do layout da página.

Isto é confiança.

Ora, do jeito que o ex-blogueiro do Imirante vaticina, ele tem a senha de acesso de todos os blogueiros do Maranhão para o Analytics (isto é, mesmo, muito poder). O Analytics, diferente do Alexa, exige senha e se assemelha a uma conta no Gmail, Hotmail ou outro email qualquer. Ou ainda a sua senha do cartão de banco, somente o usuário pode acessar. Ninguém pode saber, por exemplo, que esta ou aquela pessoa ganhou ou perdeu dinheiro de sua conta bancária sem o acesso a seu extrato. E somente com a senha!

Para fechar com chave de...
Apenas alguns dentre os principais blogs de política do Maranhão têm os acessos auditados pelo Google Analytics, a principal ferramenta de medição de acessos do mundo.

Mas só este blog mostra seus números publicamente, de forma clara e transparente.

Isto também é credibilidade…

Ora, como dissemos anteriormente, qualquer internauta pode ter seu blogue ou sítio auditado pelo Google Analytics. Não é verdade que apenas o ex-blogueiro mostra seus números publicamente. Décio Sá, Luís Cardoso, o Blogue do Frederico Luiz e muitos outros disponibilizaram seus números.

Agora, de forma clara e transparente é mesmo danado! Nada mais escuro e opaco que os números mostrados na postagem.

Reprodução - Blog do Marcos D'Eça
Figura 1 - Blog do Marcos D'Eça
Em primeiro lugar, a figura 1 indica somente, “zero” visitas antes de 28 de março, segunda-feira da semana passada, quando, finalmente o ex-blogueiro conseguiu instalar o Analytics em seu Blog.

Em segundo lugar, ainda na figura 1, está claro o uso do Photoshop ou outro programa de edição para “mascarar” os dados reais. O Google Analytics não trabalha como o termo “Visualizações Únicas”. Seus gráficos usam o termo “Número absoluto de visitantes únicos”. No afã de “impressionar” internautas, o “editor” cometeu essa falha.

Reprodução - Blog do Marcos D'Eça
Figura 2 - Blog do Marcos D'Eça
Em terceiro lugar, o mesmo erro se repete na figura 2. Porém, digamos que ela esteja correta. Para quem não usa o Analytics e não sabe de suas denominações. Ou ainda, o Analytics em vez da da tradução de PT-BR (Brasil) ou PT-PT (Portugal) esteja fazendo a PT-MD.

Na verdade, o ex-blogueiro do Imirante mostra apenas um dia do Analytics. Como os profissionais estão acostumados, há momentos de ascensão e de queda nos blogues e sítios. Confie em quem mostra números de uma semana ou mesmo um mês seguido. Por exemplo, em fevereiro, este Blogue teve perto de 10 mil visualizações num único dia, os “picos” chegam em ciclos conforme figura abaixo:
Foto: ReprduçãoAnalytics
Clique na figura para ampliar
Para comparar, o internauta tem duas opções, analisar números do Google Analytics colocados a disposição (cuidado com o Photoshop) ou ir direto para o Alexa que não tem senha e faz a aferição de todos os endereços do planeta.

Conclusôes
O Alexa faz uma média de audiência dos últimos três meses e dá sua posição no ranking nacional e internacional.

O Blogue do Frederico Luiz está atrás do Décio Sá e do Luís Cardoso. Ficamos sem atualização por motivo de férias, de 1º a 27 de janeiro. No entanto, o suficiente para vencer o ex-blogueiro do Imirante.

A partir de primeiro de maio, os números de janeiro deixam de ser avaliados pelo Alexa, contam apenas fevereiro, março e abril.

“Te cuida Décio Sá!”. “Agora lascou, o Blogue do Frederico Luiz vai passar o Luís Cardoso em maio!”.

Brincadeira a parte, nada pode ser mais opaco do que números translúcidos. A transparência é a chave mestra.

Uma pena que os blogueiros do JP, a exemplo de Robert Lobato, John Cutrim e Ricardo Santos não possam ser avaliados. Para o Alexa, eles são meros integrantes do Jornal Pequeno.

Agora, o que o número que ex-blogueiro e muitos correm, assim como o "Coisa Ruim" corre da Cruz, é a taxa de rejeição. Veja a taxa de rejeição do Blogue, abaixo, nos últimos três meses. Sem enrolação de um dia qualquer ou uma semana.
Foto: Reprodução - Analytics
Clique na figura para ampliar
Taxa de rejeição baixa significa envolvimento do internauta com Blogue, com o Sítio. Quem tem taxa alta de rejeição, em vez de Blogue, é, na verdade, folhetim, na concepção da música de Chico Buarque e tão bem interpretada por Gal Costa.



Nota do Blogueiro: Primeira postagem às 12h48min. Atualizada no horário abaixo indicado com dados do Analytics do Blogue do Frederico Luiz
Advertisemen