-->

Expostas imagens de fotógrafo consagrado em O Cruzeiro

Publicidade
Foto: Jean Manzon - Reprodução
Retrato de Carmen Miranda
Os artistas, a moda e a política dos anos 40 no Brasil estão retratados nas imagens de Jean Manzon, um dos principais repórteres fotográficos da época e nome consagrado da revista O Cruzeiro.

A partir desta sexta-feira (29) o público poderá conferir alguns de seus principais trabalhos em exposição na galeria FASS, em São Paulo.

São trinta imagens, feitas por Manzon. A maior parte da mostra é composta por fotografias ainda inéditas, de desfiles moda da época. As obras custam de R$ 6 a R$ 15 mil. Além disso, estarão expostas sete trabalhos consagrados na época em tamanho ampliado.

Manzon nasceu na França e lá trabalhou na revista Paris Soir. Veio ao Brasil em 1940, quando passou a formar uma parceria com o repórter David Nassar, em grandes reportagens de O Cruzeiro. O fotojornalista ficou conhecido por seus retratos de celebridades, como Carmen Miranda, e por ser o fotografo preferido do então presidente Getúlio Vargas.

Ainda em 1952, Manzon realizou algumas reportagens para a revista Manchete e em seguida foi convidado por Juscelino Kubitschek para fotografar Brasília e outras obras de seu governo. De 1968 a 1972 dirigiu a Paris Match e colaborou com a agência Magnum, em Paris. Morreu em Portugal em 1990

A galeria FASS foi aberta na noite desta quinta e inaugurada com a mostra de Manzon. O espaço dedicado à fotografia será administrado pelo escritório de mesmo nome, que hoje representa uma série de fotógrafos das décadas de 30 a 60.

Serviço
Exposição Jean Manzon
Galeria FASS
De 29 de abril a 28 de junho de 2011
Segundas a sextas, das 10h às 19h
Sábado, das 11h às 15h
Rua Rodésia, 26 - Vila Madalena

Fonte: Terra Magazine
Advertisemen