-->

BNB e Federação de Lojistas celebram convênio e criam Escritório Técnico

Publicidade
por Rafaela Vidigal

O Banco do Nordeste (BNB) e a Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL-MA) firmaram convênio para realização do projeto “Perfil de endividamento do consumidor e confiança e intenção de compra do consumidor”. A proposta partiu do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) e da própria Federação maranhense.

O projeto visa mapear o perfil do consumidor maranhense para fornecer, mensalmente, informações sobre endividamento a fim de auxiliar gerentes de agências, empresários e instituições financeiras em relação à avaliação de risco e concessão de crédito. Serão avaliadas, também, as expectativas do consumidor em relação ao futuro de suas finanças pessoais e situação do país, bem como sua intenção de compra para o mês subseqüente.

O gerente estadual de desenvolvimento territorial do Bando do Nordeste, Jaubas de Freitas Alencar, destacou a relevância das pesquisas para a aprovação de projetos financeiros. “Como os dados serão disponibilizados mensalmente, eles serão muito úteis na hora de se fazer a avaliação de risco, antes da aprovação dos projetos.  O resultado final da pesquisa fornecerá informações sobre o valor aproximado das dívidas dos clientes, tipos de dívidas assumidas, tipos de compras que contribuíram para o endividamento, motivos que levam os consumidores a contrair dívidas e a inadimplir, e tempo que os consumidores se mantêm endividados”, explicou.

O Banco do Nordeste investiu no convênio, válido por um ano, R$ 75 mil, não reembolsáveis e oriundos do Fundo de Apoio às Atividades Sócio-econômicas do Nordeste (FASE). O valor será utilizado em despesas com contratação de pessoal, serviços de consultoria técnica estatística, além de gastos com transporte, hospedagem e alimentação.

Sobre o Etene– O Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) elabora, promove e difunde conhecimentos técnicos e científicos que subsidiam a ação do Banco do Nordeste e da sociedade, na busca do desenvolvimento sustentável do Nordeste.
Advertisemen