-->

E vai rolar a festa: dicas para quem vai preparar o Reveillon

Publicidade
Abuse de um cardápio com pratos leves e até frios, musses geladas, peixes e frutas. Para a ceia reserve um espumante, champagne gelado ou vinho branco seco. Como geralmente a ceia dura até tarde, é sempre simpático preparar um belo café da manhã.

O brinde é muito importante e requer atenção. Nunca brinde de copo vazio. Se existirem muitos convidados, apenas erga sua taça sem tocá-la nas demais. O toque se emprega apenas em situações com pouquíssimos convidados.

Complementar seu cardápio com um menu mais supersticioso, como pratos de lentilha, romã, ou comer 12 uvas à meia-noite. Roupa branca é benvinda, mas não obrigatória.

Calcule as Quantidades
Para cada 100 pessoas, calcule em média uma caixa de uísque.
Para cada 3 pessoas, compre uma garrafa de vinho branco, prosecco ou champanhe. Para cada 3 pessoas, calcule uma caixa de cerveja em lata.
Para cada 50 pessoas, uma caixa de vinho tinto e cinco a seis garrafas de licor, uma de cada tipo.
Esta regra vale para 80% das festas. Para fazer as compensações, vale o bom senso do anfitrião e o quanto ele conhece do gosto de seus convidados.
Se já se sabe que uísque é a bebida preferida, compre menos vinho, por exemplo. Em festa de reveillon, a cerveja costuma ser menos consumida.
400g de comida por pessoa é o suficiente. Se você quiser que o cocktail dure mais do que o jantar, calcule 250g para o cocktail e 150 para o jantar.
Se quiser dar ênfase ao jantar, 100g para o cocktail e 300g no jantar.
Para os doces, calcule duas porções de sobremesa e 3 a 5 docinhos por pessoa.

Fonte: Medicina Avançada - Dra. Shirley de Campos
Advertisemen