-->

Coluna do Lima Rodrigues

Publicidade
Lula

No próximo dia 1º de janeiro de 2011, sábado, o pernambucano-paulista Luiz Inácio Lula da Silva passará a faixa presidencial para a mineira-gaúcha Dilma Rousseff, ambos do mesmo partido: PT.

Lula, que de acordo com as inúmeras pesquisas realizadas, é o presidente mais popular da história do Brasil, ficará na lembrança da maioria dos brasileiros como um grande presidente. Não confundir popular com popularesco. Lula mudou a cara do Brasil. Lula investiu no social, mas é evidente que muita coisa ainda precisa ser feita. O Brasil é grande demais. A erradicação da pobreza talvez seja concluída pela primeira presidenta eleita com o apoio de Lula, um dos maiores líderes mundiais, admirado até por Barack Obama, o presidente dos Estados Unidos. Aliás, por falar em Estados Unidos, tive a honra de acompanhar Lula em dezembro de 2002 – ainda como presidente eleito – em sua primeira visita à Casa Branca, a sede oficial do governo norte americano. E como presidente empossado a Davos (Suiça) e a Paris (França), entre outras inúmeras viagens pelo Brasil. Eu era repórter da Rádio Nacional (Radiobrás), hoje EBC-Empresa Brasil de Comunicação.

Com Lula, acompanhei o lançamento do programa Fome Zero no interior do Piauí e no Vale do Jequetinhonha, no norte de Minas Gerais. Com Lula eu vi o Brasil mudar. E como repórter trabalhei na campanha de Dilma Rousseff , da coligação Para o Brasil Continuar Mudando. Que o Brasil continue mudando para melhor e que a nova presidenta realiza muito mais do que seu programa de governo. Que ela mude a vida das pessoas com mais saúde, mais emprego, mai educação, mais desenvolvimento econômico e social e preservação do meio ambiente.

Após a vitória de Dilma Rousseff, publiquei aqui algumas estrofes sobre sua vida que escrevi em Cordel, cujo livreto irá para a rua em breve. Agora, para homenagear o presidente Lula, republico aqui também  algumas estrofes do livro que lancei em setembro de 2005 contando “A História do Presidente Lula em Cordel”. (Trechos da versão atualizada, que será lançada em breve também).

A História do Presidente Lula em Cordel
Por Lima Rodrigues, inspirado no livro “Lula, o Filho do Brasil”, de Denise Paraná

Vou narrar pra vocês
A história de um lutador
Um menino muito pobre
Retirante sofredor
Que nasceu em Pernambuco
Para ser um vencedor.

Luiz Inácio criou-se
Sem muito conhecimento
Mas desde que veio ao mundo
A partir do nascimento
Ganhou as benções de Deus
Até o seu coroamento. (...)

Se você quiser mais detalhes
Da vida deste presidente
Leia o livro de Denise Paraná
Uma jornalista competente
Que fez uma bela biografia
De um Lula muito potente
Que concluirá seu governo
Com o povo bastante contente.

Renato Aragão
Bela homenagem que a TV Globo prestou ao humorista Renato Aragão na noite de domingo, logo após o Fantástico. A história de um menino de Sobral, que ia ser advogado e tornou-se um dos maiores comediantes do Brasil, inspirado em outro grande monstro sagrado do humor: Oscarito. Intercalando imagens simuladas da vida do artista, desde seu nascimento, o programa apresentou ainda entrevista de Renato Aragão à competente repórter Patrícia Poeta, na qual revelou detalhes de sua vida, inclusive um grave acidente aéreo do qual ele foi vítima ainda rapaz.

Para refletir
Para reflexão, nesta última semana do ano, publico aqui dois itens da Oração Universal da missa do último domingo – Solenidade do Natal do Senhor, do Pastoreio Militar, folheto litúrgico semanal da Arquidiocese Militar do Brasil nº 684.

(...)

2) Pelos grandes e poderosos das nações, para que escutem os profetas deste tempo e lancem ao fogo as armas da morte, oremos, irmãos.

3) Pelas crianças que vão nascer em todo o mundo, para que recebam a afeição e a ternura que o Menino Jesus recebeu da Virgem Mãe, oremos, irmãos.
Feliz 2011
Em nome da minha mãe Iraídes Lima Rodrigues, moradora de Imperatriz, desejo aqui um FELIZ 2011 a todas as famílias imperatrizenses e maranhenses, com muita Saúde, Paz e Fraternidade.

Desejo também um FELIZ 2011 ao meu amigo e prefeito Sebastião Madeira e toda sua equipe. Que Ele continue administrando com competência e eficiência os destinos de Imperatriz.

Agradeço as belas mensagens de Natal que recebi de leitores desta coluna, entre eles do Junior Freitas (filho da Dona Elza); do também amigo Antônio Lucena, e do deputado federal Ribamar Alves (PSB-MA). Muito obrigado de coração a todos!

Agradeço também o apoio que recebi durante todo o ano de 2010 do empresário Sérgio Godinho, da diretoria, do editor Coriolano Filho e de todos os funcionários de O Progresso. Desejo a todos um Próspero Ano Novo.

Esta é a última coluna de 2010. Com a graça de Deus estarei aqui toda terça-feira em 2011, levando até você notícias variadas e os bastidores da política em Brasília. Até terça. Se beber, não dirija!
Advertisemen