-->

Cine Muiraquitã exibe filmes sobre jornalismo

Publicidade
A mostra faz parte das atividades do IV Simpósio de Jornalismo, promovido pelo curso de Jornalismo da Ufma

Começa nesta quarta-feira (01) e vai até sexta-feira (03), no auditório e dependências da Ufma, o IV Simpósio de Jornalismo.  O evento é uma promoção do Curso de Comunicação/Jornalismo e é realizado em comemoração ao aniversário do curso. Este ano, o tema central é “Jornalismo, política e sociedade”. Entre as atividades, vão ocorrer palestras, mesas-redondas, minicursos, mostras científicas, concurso de fotografias, lançamento de revista e a mostra especial do Cineclube Muiraquitã.

Clássico "Cidadão Kane" abre temporada de filmes sobre jornalismo. Foto Reprodução
Excepcionalmente, as sessões do Muiraquitã vão ocorrer ao meio-dia. O horário foi pensado para atender àquelas pessoas que não podem ou não querem ir para casa na hora do almoço, uma vez que as atividades do Simpósio, nos três dias, vão se desenvolver durante o dia todo.

Vão ser exibidas produções que se relacionam, direta ou indiretamente, com a temática do evento. No primeiro dia, o filme é “Cidadão Kane”, de 1941, dirigido, produzido e protagonizado  por Orson Wells, drama clássico que narra a trajetória de vida de William Randolph Hearst., um dos mitos da imprensa norte-americana; o filme é considerado um dos inovadores da linguagem cinematográfica. Na quinta, vai ser exibido “A montanha dos sete abutres”, de 1951, dirigido por Billy Wilder, filme que conta como um repórter manipula o resgate de um homem preso numa montanha para dar mais publicidade e assim capitalizar com o fato. Na sexta, fechando a programação, entra em cena “Páginas da revolução”, filme luso-italiano, que relata o cotidiano profissional de um editor de jornal em meio à Lisboa salazarista e à Europa próxima da segunda guerra mundial.

“A ideia é aproveitar o tema do simpósio para fazer as pessoas refletirem, a partir dos filmes, sobre a grande importância que tem o jornalismo para a sociedade”, afirma o professor Marcos Fábio, coordenador do Cineclube.

Todas as sessões acontecem na sala 01 do prédio de Comunicação da Ufma, têm entrada gratuita e são abertas à comunidade em geral.

Fonte: Assessoria Comunicação Cine Muiraquitã
Advertisemen