-->

Acionistas aprovam fusão entre British Airways e Iberia

Publicidade
por Rhys Jones e Tracy Rucinski

A British Airways e a espanhola Iberia receberam aprovação de seus acionistas para a fusão de 8 bilhões de dólares, abrindo o caminho para os planos de compra de outras empresas no setor.

As duas companhias, que anunciaram intenção de fusão em abril, disseram que os investidores apoiaram a combinação das empresas em reuniões separadas nesta segunda-feira.

A British Airways e a Iberia formarão o International Airlines Group quando a operação for concluída no final de janeiro. As ações da empresa combinada terão valor de cerca de 9 bilhões de dólares e serão listadas em Londres e Madri.

As duas companhias aéreas afirmaram recentemente que identificaram possíveis alvos de aquisição assim que a fusão for concluída, com a Ásia sendo considerada uma região importante de expansão.

"Eu creio que temos um veículo magnífico para estar na liderança da consolidação do setor", disse o presidente do conselho da Iberia, Antonio Vazquez, a jornalistas depois da votação dos acionistas em Madri. Apesar disso, o executivo afirmou que a companhia não está negociando ainda com qualquer potencial parceiro.

"A rede de destinos disponíveis quando se reserva um voo com a British Airways vai crescer em cerca de 40 por cento pelas rotas da Iberia na América Latina, Caribe e Espanha", disse o analista Peter Smith, da Travelsupermarket.

Em setembro, British Airways, Iberia e American Airlines assinaram uma aguardada aliança estratégica que permitirá a cooperação das empresas em voos entre Europa e América do Norte.

A fusão da British Airways com a Iberia vai gerar economias de custo de 400 milhões de euros depois do quinto ano.

Fontes: Reuters e Yahoo Notícias
Advertisemen