-->

Coluna do Lima Rodrigues

Publicidade
Dilma diz que Lula deixa “herança bendita”
A presidenta eleita Dilma Rousseff definiu como herança bendita o governo que vai receber em janeiro de 2011 e agradeceu à militância petista pelo carinho e solidariedade demonstrados durante a campanha presidencial.

Dilma ainda deu ênfase à maturidade política alcançada pelo PT ao longo do governo, o que permitiu a ampla aliança partidária e a sua eleição. O discursou foi feito no Diretório Nacional do PT, na sexta-feira (19), no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

Recebi por email diversas notícias do site www.comunique-se.com.br, especializado em comunicação e destaco aqui esta sobre as redes sociais:

Para 45% dos internautas brasileiros, redes sociais substituem portais de notícias

Izabela Vasconcelos
Uma pesquisa realizada pelo Ibope Mídia revela que 45% dos internautas brasileiros consideram que as redes sociais substituem as informações dos portais de notícias. Para 60%, as redes sociais oferecem toda a informação necessária para se manter atualizado. O estudo “Many-to-many- o fenômeno das redes sociais no Brasil” foi feito em setembro e divulgado na última semana. O Ibope ouviu mais de oito mil pessoas, em onze regiões metropolitanas do Brasil.

Otimização de tempo
Para Juliana Sawaia, gerente de Inteligência de Mercado do Ibope Mídia, o resultado não vai contra os portais, já que muitas das informações transmitidas pelas redes partem dos próprios sites noticiosos. “A maioria das matérias postadas nas redes são provenientes de algum outro site, portais, blogs, fóruns etc., e muitos veículos de comunicação já possuem páginas e perfis nas redes. Com essa opção, os usuários seguem os assuntos que efetivamente lhes interessam, otimizando o seu tempo em vez de irem diretamente a sites específicos”, avalia.

Informação e relacionamento
Para a gerente do Ibope, o relacionamento nas redes é importante nesse contexto, porque os internautas tendem a buscar com mais frequência as informações de seus contatos. “Um outro fator a ser analisado é que esse fenômeno das redes fortalece o laço das pessoas que participam dela. Portanto, a tendência é que cada um confie mais nas informações dos seus “contatos” e que busque por elas mais frequentemente do que em um portal de notícia, por exemplo”.

Portais x grau de instrução 
Apesar de 45% dos internautas considerarem que as redes substituem os portais de notícias, essa aceitação cai gradativamente conforme o grau de instrução do entrevistado, e chega a 22% das pessoas que possuem nível superior. “É interessante ver que quanto maior o grau de instrução, menor é essa dependência das redes”, explica a especialista.

O estudo também mostra que o Orkut é acessado por 91% dos internautas brasileiros, o Facebook por 14%, Twitter 13%, MySpace 2% e Sonico 1%. Desses entrevistados, 74% preferem seguir amigos e familiares, 60% celebridades e artistas, 35% jornalistas e sites de notícias, 26% empresas e profissionais relacionados ao trabalho e 18% empresas/produtos que consomem.

Campanha do Desarmamento pode sofrer alterações 
A Secretaria Nacional de Segurança Pública estuda a possibilidade de inovar as regras da Campanha do Desarmamento. A proposta é substituir a indenização em dinheiro, atual recompensa a quem entrega voluntariamente suas armas de fogo, por outros tipos de benefícios, como serviços e objetos de utilidade. Organizações em defesa da vida e contra a violência alertam que a recompensa financeira pode incentivar a compra de novas armas e apoiam a adoção de outras alternativas.

Ideias desse tipo já foram adotadas em outros países e trouxeram resultados positivos. A Província de Mendoza, na Argentina, aboliu a recompensa em dinheiro antes mesmo da campanha nacional de desarmamento daquele país. Quem entregava as armas voluntariamente era beneficiado com a instalação de um alarme silencioso que disparava na delegacia mais próxima, avisando a polícia sobre situações de risco. (Proativa Comunicação)

Encontro de Radiodifusão no Nordeste 
A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e TV (Acert) realiza entre os dias 1 e 3 de dezembro o Fala Nordeste! – VI Congresso de Radiodifusão do Nordeste, que reunirá especialistas, profissionais e estudantes para debater temas de interesse do setor, como modelo de negócios, convergência de mídias, digitalização, gestão e planejamento em rádio e processos regulatórios. O encontro, que conta com o apoio da Abert, será realizado em Fortaleza.

O Fala Nordeste! terá palestras, minicursos, plenárias e ainda uma feira de exposição de equipamentos e serviços. “Este encontro será importante porque reunirá grande número de profissionais do setor para discutir intensamente as principais questões que envolvem os seus negócios, as expectativas de novos investimentos, o avanço veloz das tecnologias, a convergência dos meios e o uso de modernos processos de gestão”, afirma o presidente da Acert, Edilmar Norões.

Pensar, Planejar, Investir e Crescer
Com o tema Pensar, Planejar, Investir e Crescer, a sexta edição do Fala Nordeste! é organizada pela Embrasec – Editoras e Eventos e tem ainda apoio de associações e sindicados da região.
No total, serão ministradas 11 palestras, além de seis oficinas. Dentre os temas abordados estarão a ampliação e a recepção de sinal em TV Digital, orientação e consulta online de processos do Ministério das Comunicações e técnicas de produção de spots.

Paralelo ao congresso, a VI Exposição de Equipamentos e Serviços de Radiodifusão apresentará novidades e lançamentos de equipamentos, como transmissores, antenas, processadores de áudio, softwares de automação e gestão, serviços de banda larga e streaming, empresas de consultoria e assistência jurídica.
O Prêmio Acert 2010, será entregue durante a programação do congresso. (Assessoria de Comunicação da Abert)

Polêmica 
O Projeto de Lei 5.641/09, de autoria do deputado Sérgio Nechar (PV-SP), que autoriza as emissoras de televisão educativas, culturais e comunitárias a veicularem propaganda comercial, não deve receber guarida do Congresso Nacional, na opinião do deputado Milton Monti (PR-SP). “Estaríamos desvirtuando o princípio desse tipo de radiodifusão, que é cultural e educativo, e que deve ser preservado da forma como está na lei”, disse o parlamentar em entrevista à Abert. O projeto encontra-se na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), aguardando parecer do relator, deputado Édio Lopes (PMDB-RP).

Uma nova visão do setor de serviços
Como reduzir o tempo de espera nas filas dos hospitais ou melhorar o atendimento ao consumidor? Com o objetivo de responder questões como essas, o Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB) promoveu, em Brasília, de 17 a 19 de novembro de 2010, o I Simpósio Brasileiro de Ciência de Serviços.

O tema reflete a crescente importância econômica das atividades relacionadas à prestação de serviços, que já representam mais de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A proposta dos organizadores foi criar um fórum de debates para discutir, dentre outros pontos, formas de sistematização e aplicação de matrizes que contribuam para o desenvolvimento das cidades, além da formatação de políticas públicas para o setor.
Advertisemen