-->

Álcool é mais perigoso do que crack e heroína

Publicidade
Ranking publicado em revista médica leva em conta os prejuízos pessoais e os danos que a substância pode provocar na sociedade

O álcool foi considerado a droga mais perigosa da Grã-Bretanha, à frente de drogas como do crack e cocaína, segundo um ranking da revista médica Lancet, que leva em conta os prejuízos pessoais e os danos que a substância pode provocar na sociedade.

O estudo, publicado esta segunda-feira, foi realizado pelo Comité Científico Independente sobre Drogas, liderado pelo ex-consultor governamental David Nutt, que foi demitido no ano passado após declarações polémicas. O responsável tinha dito que andar de cavalo era mais perigoso DO que ingerir ecstasy, uma droga sintética bastante consumida na Grã-Bretanha.

No estudo publicado esta segunda-feira, os investigadores classificam as drogas pelos danos individuais, que vão desde a morte até danos mentais e perda dos relacionamentos, e pelos danos que podem provocar às outras pessoas. A pontuação vai de zero (inofensivo) até 100 (mais perigoso).

No ranking geral, o álcool ficou em primeiro lugar, com 72 pontos ¿ a heroína ficou com 55 pontos, o crack com 54, a cocaína ganhou 27 pontos, a marijuana ficou com 20, o ecstasy e os anabolizantes com nove e os cogumelos alucinógenos com cinco. Se levados em conta apenas os danos individuais, as drogas mais perigosas são o crack, a heroína e as metanfetaminas. A mais prejudicial aos outros foi o álcool, seguido pela heroína e o crack.

Fonte: TVI - IOL - Portugal
Advertisemen