-->

TSE retorna Cléber Verde e Davizinho volta para a suplência

Publicidade
Cleber Verde (PRB), terceiro candidato mais votado para a Câmara dos Deputados no Maranhão, poderá ter seus votos computados nessas eleições e assumir como deputado federal. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta sexta-feira liberar o registro do candidato, barrado antes com base na Lei da Ficha Limpa.

O registro de Cléber Verde havia sido liberado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), mas o TSE mudou a decisão. Isso porque, em 2003, Verde foi exonerado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), acusado de inserir dados falsos no sistema da Previdência Social.

O plenário do TSE decidiu anular a decisão anterior porque na última segunda-feira (18) o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, assinou uma portaria extinguindo a punição. Dessa forma, Cleber Verde não se enquadra mais nas hipóteses de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa.

Com a decisão, Davi Alves Silva Júnior (Davizinho) do PR retorna à condição de primeiro suplente de deputado federal. O parlamentar ainda torce por uma possível cassação do deputado federal reeleito, José Vieira, que ainda será julgado pelo TSE.

O presidente da Coomigasp, Gessé Simão, comemora a decisão do TSE. "Cléber Verde tem compromisso com os garimpeiros, ele é o principal defensor do projeto de lei que nos concede aposentadoria", disse.

Com informações de Zero Hora
Advertisemen