-->

Quadro eleitoral dos vizinhos PA, TO e PI

Publicidade
O Maranhão faz fronteira ao norte com o Oceano Atlântico. Ao leste com o Piauí, a oeste com o Pará e ao Sul com o Tocantins. Esses três estados e o Maranhão costumam ser classificados como Meio Norte Brasileiro. Vamos ao quadro eleitoral às vesperas das eleições.

Pará
O tucano Simão Jatene, governador que antecedeu Ana Júlia Carepa (PT) deve levar fácil, no primeiro turno. Todas as pesquisas o colocam acima dos 40% e a governadora chega a no máximo, 25%. O terceiro colocado, Juvenil (PMDB), jamais ultrapassou a barreira dos dois dígitos.

Para o senado, uma situação interessante. Os dois principais candidatos, Jáder Barbalho (PMDB) e Paulo Rocha (PT) estão impugnados pelo TRE-PA e pelo TSE. Eles aguardam recurso no STF. De acordo com a nova resolução, eles não aparecerão "zerados" na totalização dos votos. Confirmando-se a impugnação dos dois, Flexa Ribeiro (PSDB) e Marinor (PSOL) estão com cadeiras asseguradas na Câmara Alta.

Piauí
Depois que o ex-governador Wellington Dias se afastou para disputar o senado federal, o quadro político daquele estado teve modificações. O senador João Vicente Claudino (PTB) que tinha uma eleição tida como certa para o Palácio Karnak encontra dificuldades e caiu para terceiro. O atual governador, Wilson Martins (PSB) tem uma vaga no segundo turno. A outra está entre Sílvio Mendes (PSDB) e o próprio João Vicente com uma ligeira vantagem para o tucano.

O ex-governador Wellington Dias está assegurado com uma vaga no senado federal. Sempre aparece acima dos 60%, uma marca fantástica. A segunda vaga está completamente indefinida. Mais chances, pela ordem, para Ciro Nogueira (PP), Mão Santa (PSC), Heráclito Fortes (DEM) e Antônio José (PT).

Tocantins
É a eleição mais indefinida do Brasil. Tem apenas dois candidatos e, portanto, matematicamente, haverá turno único. Em caso de "empate", o tucano Siqueira Campos leva porque é mais velho do que seu concorrente, o atual governador, Carlos Gaguim (PMDB). O Ibope aponta ligeira vantagem para Gaguim, na margem de erro e o Vox Populi dá Siqueira na frente com uma pequena margem.

Após o escândalo da prisão, em São Paulo, de empresário ligado a Gaguim, a campanha do peemedebista tomou um certo declínio.

Para o senado, o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) que apóia gaguim e João Ribeiro (PR) que apóia Siqueira devem vencer fácil a eleição.
Advertisemen