-->

Ibope sempre errou votação de Jackson Lago

Publicidade
As pesquisas realizadas pelo Ibope sobre intenção de votos dados ao candidato a governador Jackson Lago (PDT) sempre subestimaram seu potencial eleitoral. Comparativamente, o instituto tem sido generoso com a principal adversária do pedetista. Em 2006, eleição na qual Jackson Lago saiu vencedor com pouco mais de 51% dos votos válidos no segundo turno, as pesquisas foram-lhe desfavorável até a véspera do pleito.

A pesquisa do Ibope divulgada em 14 de agosto de 2006, apontava Roseana Sarney (PFL) com 70% das intenções de votos contra apenas 21% de seu principal concorrente Jackson Lago, (PDT). Uma diferença de 49% das intenções de voto entre ambos. No dia 29 de outubro, Jackson Lago foi eleito com mais de 51%.

No primeiro turno de 2006, Roseana Sarney iniciou a campanha com 60%, oscilou para 70%, mas no final das contas, nas urnas, obteve apenas 34% dos votos válidos, percentual 17% inferior aos 51% apontados pelo IBOPE, às vésperas da eleição.

“Desta vez eles foram mais comedidos com os números”, comentou o pedetista, após a publicação da primeira pesquisa do instituto relativa às eleições majoritárias de 2010. Segundo a pesquisa divulgada no dia 28 de agosto, Jackson Lago tinha 25% das intenções de votos no Maranhão, enquanto que a candidata do PMDB apareceu com 47%, o mesmo índice aferido pelo levantamento publicado na quinta-feira passada.

Os últimos números do Ibope antes do primeiro turno deste ano atribuem a Jackson Lago, candidato da coligação “O Povo é Maior”, apenas 18% das intenções de votos. O percentual é muito inferior às votações obtidas pelo pedetista em todas as disputas que participou nas eleições majoritárias.

O histórico das pesquisas do IBOPE em 2010 mostra Roseana Sarney, (PMDB), estacionada em 47% das intenções de voto do inicio ao fim da robusta e milionária  campanha do primeiro turno.  Os exemplos mostram que os eleitor maranhense  não deve deixar se influenciar pelos números apresentados pelas pesquisas. O verdadeiro resultado da vontade popular  revelado pelas urnas.

Fonte: Assessoria Jackson 12

Veja também:
Ibope aprontou na Bahia em 2006
Advertisemen