-->

Banco de Alimentos de Imperatriz lidera ranking no Nordeste

Publicidade
Pesquisa realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) revela que a cidade de Imperatriz, única que possui o Banco de Alimentos no estado, lidera o ranking na região Nordeste. O órgão supera os Bancos de Alimentos de Feira de Santana (BA) e Campina Grande (PB), que chegam a possuir Ceasa (Central de Abastecimento).

O superintendente do Banco de Alimentos da Prefeitura de Imperatriz, Lula Miranda, conta que o órgão possui atualmente 1.500 famílias cadastradas e atende mais de 108 instituições de caridade em diversos bairros e povoados do segundo maior município do Maranhão.

 “O Banco de Alimentos de Imperatriz é o primeiro da região Nordeste, considerado de suma importância à comunidade carente e instituições filantrópicas de Imperatriz”, destaca ele, que enfatiza o combate à insegurança alimentar e nutricional. Ele recorda que o órgão começou a atender apenas 28 entidades, mas que hoje, graças ao trabalho desenvolvido na gestão do prefeito Madeira, esse resultado praticamente triplicou em Imperatriz.

Miranda enfatiza o trabalho desenvolvido em parceria com os atacadistas e comerciantes do setor do Mercadinho. “A arrecadação é feita pelo Banco de Alimentos, que faz a triagem dos produtos que são repassados às entidades sociais”, acrescenta ele, que destaca o benefício entregue à APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e diversas outras entidades.

Ele observa que o Banco de Alimentos arrecadava em meados de março apenas 18 toneladas de alimentos, mas que hoje chega a arrecadar até 57 toneladas. “Houve um grande avanço, pois tem sido uma conquista que beneficia diretamente essas instituições sociais”, disse.

O superintendente conclama a classe empresarial e a sociedade a contribuir com o Banco de Alimentos da Prefeitura de Imperatriz fazendo doações espontâneas, pois “quanto mais arrecadações, mais entidades serão ajudadas pelo município”. A distribuição dos alimentos às famílias cadastradas acontece no período de terça a quinta-feira, a partir das 8 horas. Já para entidades sociais tem sido feito todos os dias na sede do Banco de Alimentos, localizada na Avenida Pedro Neiva de Santana, no Entroncamento.

Qualidade
Lula Miranda atesta a qualidade dos produtos que são distribuídos à comunidade pelo Banco de Alimentos da Prefeitura. “Esses alimentos não estão adequados para comercialização, mas estão bons para o consumidor”, garante.

Ele assegurou ainda que o Banco de Alimentos, que funciona no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, dará continuidade na próxima semana, depois da campanha eleitoral do segundo turno, à campanha de arrecadação de alimentos “3 kgs você pode!”. “A meta é aumentar o percentual de doações com a finalidade de cadastrar novas famílias no Banco de Alimentos”, disse.

Banco de Alimentos
O Programa de Bancos de Alimentos é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar do MDS em parceria com municípios com mais de 100 mil habitantes. Seu objetivo é arrecadar alimentos, provenientes de doações, por meio de articulação com o setor alimentício e repassá-los a entidades assistenciais previamente cadastradas.

Nos Bancos, os produtos são recebidos, selecionados, separados em porções, processados ou não, embalados e distribuídos gratuitamente às entidades assistenciais, como forma de complementação às refeições diárias oferecidas à população assistida. Em contrapartida, as entidades atendidas pelos Bancos participam de atividades de capacitação em educação alimentar, para que o conhecimento seja repassado à comunidade.

Madeira destaca resultados
O prefeito Sebastião Madeira, satisfeito com os resultados do Banco de Alimentos, ressaltou o trabalho desenvolvido pela gestão municipal na consolidação dos benefícios à comunidade na área social, principalmente no combate à insegurança alimentar e nutricional das famílias carentes em bairros e povoados de Imperatriz.

Madeira lembra da importância do Banco de Alimentos, que doa alimentos para mais de 100 instituições sociais. “Vamos continuar trabalhando com afinco para ampliar o atendimento às famílias e entidades que prestam um grande trabalho social em Imperatriz”, finalizou.

Fonte: Ascom - Prefeitura de Imperatriz
Advertisemen