-->

Xadrez internacional dominado por extraterrestres

Publicidade
Iliumzhinov convidou compatriota...
Foto: Reprodução
Kirsan Iliumzhinov foi hoje reeleito presidente da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), batendo o seu único rival e compatriota Anatoli Karpov, antigo campeão do Mundo.

Iliumzhinov, que lidera a FIDE desde 1995, recebeu o apoio de 95 delegados na assembleia geral em Khanty-Mansiisk, na Sibéria, enquanto Karpov contou com apenas 65 federações nacionais do seu lado, incluindo o compatriota Garry Kasparov, o seu rival histórico.

Esta reeleição, que contou com 13 votos anulados, ficou precedida de numerosos escândalos. A maioria dos membros da Federação de Xadrez da Rússia apoiou, inicialmente, Karpov, mas, após fortes pressões do Kremlin, passou a apoiar Iliumjinov.

Karpov juntou-se ao seu antigo rival, Garri Kasparov, várias vezes campeão do mundo da modalidade, com vista a desalojarem Iliumjinov do cargo, acusando-o de incompetência e corrupção.

Pouco antes da votação final, Kasparov declarou: “isto não é uma assembleia, mas um jogo de batoteiros políticos. Tem lugar a imposição das decisões políticas necessárias. Anatoli Karpov está habituado a jogar segundo as regras, mas propõem-nos batota”.

Para surpresa dos delegados, após o anúncio dos resultados, Iliumjinov propôs a Karpov ocupar o cargo de vice-presidente da FIDE, desconhecendo-se ainda se a proposta foi aceite.

... Anatoly Karpov para vice
Foto: Reprodução
Iliumjinov, que, além da direção do xadrez mundial, governou a república budista da Calmúquia, na Federação da Rússia, é conhecido por atos e dizeres extravangantes, destacando-se as suas revelações de contatos com extraterrestres.

A candidatura de Karpov foi proposta pelos Estados Unidos e França, enquanto a de Iliumzhinov foi apresentada pela Rússia.

Iliumjinov enterrou definitivamente os grandes momentos de xadrez. Este desporto passou a ser periférico.

Fonte: Blogue da Rússia
Advertisemen