-->

Uma leitura mais apurada dos números do Ibope

Publicidade
O Ibope divulgou pesquisa para o governo do Estado, conforme postagem abaixo. È preciso fazer uma leitura mais apurada dos números. Mesmo porque, eles, os números, são ótimos para a oposição, senão vejamos:

a) Considerando os votos válidos, sem brancos e nulos, a diferença entre Dilma e todos os outros candidatos juntos alcança a casa dos 53%, ou seja, 56% ou 50%, pois a margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos. Para o governo do Estado, a pesquisa indica que Roseana Sarney tem uma diferença de 8%, isto é, 13% ou apenas 5% para seus aversários, somados. Conclui-se então que os “cabos eleitorais” Lula e Dilma não conseguem transferir votos para a governadora. Um excelente presságio, apesar do esforço de Roseana e dos seus dois “cabos eleitorais” na telinha e no rádio, a “onda Dilma e Lula” por aqui é uma “marolinha” quando o assunto é transferência de votos.

b) A eleição para o senado indica que a oposição precisa mudar, mesmo, de discurso e prática política neste quesito. Jackson Lago com muita correção, faz ataques ao atual governo e mostra suas realizações, mesmo no pouco período de governo. O candidato de “O Povo é Maior” exibe seu rosário de obras e serviços, comparando e indicando que foi bem melhor do que os dez anos de Roseana Sarney. Os candidatos ao senado da oposição trilham por caminhos perigosos. José Reinaldo Tavares somente ataca, precisa mostrar mais o que fez (e fez muito) e o que vai fazer como senador. Os tucanos Roberto Rocha e Vidigal precisam “colar” mais suas campanhas, no rádio e na TV, em Jackson. Não basta apenas ir aos comícios, participar das caminhadas, um casamento perfeito nas ruas. Porém, com ares de divorcio no rádio e na TV. Hoje, o professor Adonilson (PCdoB) parece que acordou e começou a “colar” sua campanha em Zé Reinaldo, mas ainda muito tímido.

Portanto, a pesquisa do Ibope somente demonstra que o segundo turno está bem mais próximo do que se esperava.
Advertisemen