-->

10 mil ex-garimpeiros visitam mina de "Nova Serra Pelada", no Pará

Publicidade
Parceria com mineradora abre perspectiva de extrair 50 toneladas entre ouro, platina e paládio

Sócios da Coomigasp inspecionam portal da Mina
Foto: Helder Messiahs
Cerca de 10 mil ex-garimpeiros de Serra Pelada e familiares visitaram no último sábado (28) as instalações da mina de ouro, platina e paládio “Nova Serra Pelada” que a mineradora brasileira Colossus Geologia e Participações Ltda. está implantando em área de 100 hectares próxima ao antigo garimpo de Serra Pelada, desativado no governo Collor. Os trabalhadores pertencem à Coomigasp, uma cooperativa que, por deter o direito de lavra naquele local, firmou sociedade com a Colossus para reabrir a mineração em Serra Pelada, desta vez, por meio de uma mina empresarial subterrânea.

Foi a primeira vez que muitos dos ex-garimpeiros retornaram a Vila de Serra Pelada, onde passaram tempos difíceis atrás de ouro. Desta vez, no entanto, voltaram na condição de sócios de um empreendimento que é sustentável e pretende retirar ainda mais minério do subsolo do que o garimpo.

Dados oficiais apontam que os garimpeiros retiraram de Serra Pelada 34 toneladas de minério. A perspectiva é que mina produza 50 toneladas entre ouro, platina e paládio. Foram analisadas amostras de rochas extraídas do subsolo paraense ao longo de 267 sondagens em várias profundidades, que indicam essa quantidade de minério. A Nova Serra Pelada terá , em sua fase de desenvolvimento,  4 km de plano inclinado e galerias e a mineração será toda mecanizada. O empreendimento está em fase de desenvolvimento e a extração começará em dezembro de 2011.


Garimpeiros ouviram atentamente as explicações sobre o
funcionamento da mina de ouro da Nova Serra Pelada
Foto: Helder Messiahs
O cronograma de implantação de Nova Serra Pelada segue normalmente. O projeto chegou a ser contestado pelo Ministério Público Federal (MPF) do Pará, porém, o Juiz Federal da Vara Única de Marabá-PA, Carlos Henrique Haddad, indeferiu, na tarde de sexta feira, 27, pedido de liminar suspendendo o projeto. Na visão da Colossus, a decisão do juiz atesta a regularidade do empreendimento, mas ainda assim há muita desinformação sobre a mina e a sociedade firmada com a cooperativa dos garimpeiros, o que tem motivado manifestações como essa por parte do MPF.

Transparência nas informações
A companhia procura manter as autoridades e a sociedade informadas sobre cada passo de Nova Serra Pelada. Para isso emite relatórios técnicos e também concede entrevistas aos veículos de imprensa. Em breve lançará um novo site na internet sobre a mina.

Como as informações sobre o projeto são transparentes e públicas e este é rigidamente acompanhado por auditoria independente externa, a Colossus acredita que as reações contrárias irão findar.

A Colossus
A Colossus Geologia e Participações Ltda. é o braço brasileiro da canadense Colossus Minerals Inc. (http://portuguese.colossusminerals.com), uma junior company, cujas operações são financiadas por investidores da Bolsa de Valores de Toronto. Os dados de Nova Serra Pelada podem ser acessados pela internet no endereço www.sedar.ca, onde as empresas registradas na bolsa de Toronto são obrigadas por regulamento a disponibilizar detalhes sobre suas operações.

A mina de Nova Serra Pelada será administrada pela empresa (joint-venture) criada em sociedade com a Coomigasp. Trata-se da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral.

A Colossus já investiu R$ 49 milhões em pesquisa geológica e até dezembro de 2011 aplicará mais R$ 115 milhões, data em que a mina entrará em operação. Além de extrair ouro, platina e paládio, a companhia fará o processo industrial de separação dos minérios em uma planta industrial que está sendo construída no local.

Da devastação à sustentabilidade
Serra Pelada é sinônimo de grave problema social e ambiental para o Brasil. Herdou uma multidão em condições precárias de vida em um ambiente devastado. Hoje, cerca de seis mil pessoas habitam a Vila de Serra Pelada. Quem conseguiu transformar em dinheiro as pepitas de ouro do antigo garimpo abandonou o local há muito tempo. Com o fim das perspectivas de prosperidade, aquela região encravada no Norte do Brasil ficou à mercê da sorte. A mineração surge como a principal atividade produtiva que vai estimular o desenvolvimento local (comércio, agroindústria e serviços) e resgatar a autoestima da população.

Ao contrário do garimpo que deixou de herança um passivo ambiental em Serra Pelada – como rejeitos a céu aberto e lodo contaminado por mercúrio –, a mina empresarial utiliza modernas técnicas para reduzir ao máximo a interferência no meio ambiente. Além disso, o projeto assegura a recuperação ambiental após o final das operações.

A garantia de que a operação minerária na Nova Serra Pelada seguirá os preceitos da sustentabilidade está lastreada em cada dólar investido em papéis da Colossus Minerals Inc. na bolsa de Toronto. Afinal, qualquer desvio nessa trajetória é um risco à imagem da companhia e, consequentemente, à valorização dos títulos negociados.
Advertisemen