-->

Multiplicar para Desenvolver: O Maranhão do Sul como condição para o desenvolvimento

Publicidade
por Érico Carvalho*

A criação do Maranhão do Sul é um assunto controverso, mas que deveria ser prioritário na agenda dos políticos maranhenses dada a relevância do tema.

O Maranhão é o oitavo maior estado da Federação em extensão territorial. Esse tamanho todo somado a grande quantidade de municípios e a complexidade de cada região, no mais da vez, dificulta a sua administração.

Dividir território, a exemplo do ocorreu com Mato Grosso (Mato Grosso do Sul) em 1979 e Goias (Tocantins) em 1988, poderia ser usado como estratégia para desenvolvimento do estado. Dois estados produzirão muito mais do que apenas um.

Mais do que isso, a divisão do estado traria benefício tanto para sul e quanto para o norte, uma vez que: as verbais federais seriam melhor distribuídas; e haveria uma maior aproximação entre a população dessas regiões e o poder público, facilitando o desenvolvimento de políticas públicas específicas de acordo com necessidades de cada região.

A luta pela emancipação do Sul do Maranhão é mais do que legitima, porque poderá melhorar as condições de vida de todos os maranhenses, razão pela qual, todos nós devemos levantar e defender essa bandeira.

Num futuro próximo, por força da Constituição Federal, que prevê um rito para a criação de novos estados, haverá um plebiscito em que toda a população do Maranhão deverá opinar a esse respeito.

Por isso, é necessário que essa questão seja discutida de forma ampla, e não apenas na esfera política e de forma eleitoreira, pois o assunto é muito sério e envolve o bem estar de milhões de maranhenses, sobretudo, aqueles mais penalizados pelas mazelas sociais do nosso estado.

*Érico Carvalho é pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB
Advertisemen