Uema: redação aborda diálogo

Publicidade
Nesta segunda, 21, a Universidade Estadual do Maranhão realizou o segundo dia de provas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2017). Os candidatos tiveram 5h para responder doze questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de dois componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso; e também para fazer a prova de produção textual, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

Nesta edição do Vestibular, o tema proposto para redação foi: “Diálogo: alicerce para ampliar a convivência entre as pessoas e o conhecimento na sociedade”. Mais de 54 mil candidatos, em todo o Maranhão, se inscreveram nesta edição do Vestibular. Serão ofertadas 4.220 vagas distribuídas em 21 Campi da Instituição em todo o estado.




Para o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, o Processo Seletivo da UEMA foi aguardado com muita expectativa, não só pelos candidatos, mas também por toda sociedade maranhense. “Desde o primeiro momento, tivemos a certeza de que essa ampliação da procura pela UEMA tem relação com a credibilidade da nossa Instituição, e a transparência e segurança do Processo Seletivo. O PAES 2017, a exemplo dos demais anos, aconteceu de forma tranquila. Tenho certeza, que ao final desses dois dias, a UEMA se sente recompensada por ter conduzido bem esse processo, e agora, iremos aguardar naturalmente junto com os candidatos, a divulgação do resultado, e, a partir disso, o ingresso de novos estudantes”, frisou.

Quatro novos cursos serão oferecidos a partir dessa edição do PAES: Filosofia, Campus São Luís, com 45 vagas; Educação Física, Campus São João dos Patos, com 40 vagas; Ciências Contábeis, em Codó, com 40 vagas; e Ciências Naturais no Campus Caxias, também com 40 vagas.

O curso mais concorrido do PAES 2017 é o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da Polícia Militar do Maranhão (CFO), na categoria feminina. São 600,25 candidatas concorrendo a uma vaga.

O segundo curso mais disputado é o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da PMMA, na categoria masculina, com 251,06 candidatos por vaga; seguido do curso de Medicina, com 244,62 candidatos por vaga. Em quarto lugar, está o curso de CFO Bombeiro Militar do Maranhão, com 174,31 candidatos disputando uma vaga.

Balanço dos Faltosos

De acordo com a Comissão do PAES 2017, a quantidade de faltosos no segundo dia de provas foi de 882 candidatos. Já o percentual de faltosos cumulativos deste Processo Seletivo foi de 25,3% do número total de inscritos.

Resultado

O resultado do PAES 2017 está previsto para ser divulgado na primeira quinzena de fevereiro de 2017.

Agência de Notícias Maranhão
Publicidade

Publicidade