-->

Exames gratuitos são disponibilizados

Publicidade
Em comemoração ao Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção da saúde masculina, o Sest/Senat de Imperatriz realiza dos dias 23 a 25 deste mês, atendimento com exames gratuitos para toda a comunidade. Os exames são para diagnóstico de dois tipos de câncer: o câncer de próstata (exame de PSA) e o de colo de útero (exame Papanicolau). Na ocasião, também é disponibilizado o agendamento de exames de pele e mamografia.

“Apesar do nosso trabalho se dedicar aos trabalhadores do transporte, entendemos a importância desse tipo de atendimento à comunidade também. Então, o intuito é levar informação e proporcionar saúde e bem-estar para todos”, conta o coordenador de promoção social do Sest/Senat Imperatriz, Wendell Mota.

O exame de PSA é rápido, seguro e quase indolor. Trata-se da coleta de uma pequena amostra de sangue, que indica os níveis de PSA (Antígeno Prostático Específico), os quais apontam maior ou menor probabilidade para o câncer de próstata. Já o exame de Papanicolau é uma coleta do material do colo uterino, que também acontece de forma rápida, simples e indolor.

Para participar, basta apresentar o cartão do SUS do município de Imperatriz, documentos pessoais e comprovante de residência. Para o exame de PSA, os homens devem estar em jejum (não tomar café ou beber água) e durante dois dias sem qualquer atividade sexual. Quanto ao Papanicolau, as mulheres devem estar há três dias sem relações sexuais. Ambos os critérios são o que garantem a assertividade e precisão dos exames.

O atendimento acontece das 8 às 11 horas da manhã e das 14 às 17 horas, na unidade do Sest/Senat de Imperatriz, que fica localizado na BR-010, Km 258, em frente à distribuidora Hot Bel.

Palestras

Também faz parte da programação do Novembro Azul Sest/Senat, a grade de palestras no auditório da instituição, unidade de Imperatriz. As palestras acontecem nos dias 23 e 24 deste mês, às 8 horas, com os urologistas Valdir Lage e Alair Firmiano, respectivamente. O momento promete ser de aprendizagem sobre a temática “câncer de próstata e câncer de pênis”. As duas palestras também são abertas à comunidade.

Para o coordenador do Sest Imperatriz, Wendell Mota, “além de atingirmos a comunidade com os exames, as palestras permitem que cheguemos nas pessoas como um todo. Isto faz parte de uma forma de conscientização mais efetiva, pois a população poderá ouvir diretamente de um profissional a importância da saúde e dos procedimentos realizados para prevenção”, finaliza.

Bruna Viveiros


Advertisemen