-->

Nelson Barbosa assume o Ministério da Fazenda

Publicidade
Foto: Agência Brasil
Deu no G1:

Nelson Barbosa assume o Ministério da Fazenda no lugar de Joaquim Levy

'Somente com estabilidade fiscal vamos ter crescimento sustentável', disse.

O novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta sexta-feira (18), em discurso no Palácio do Planalto, que o maior desafio da economia brasileira é o fiscal (as contas do governo). Barbosa foi anunciado nesta sexta como substituto de Joaquim Levy no comando da pasta.

"Hoje nosso maior desafio é o desafio fiscal, cuja solução depende somente do governo brasileiro", disse o ministro, em sua primeira fala depois de ser anunciado no cargo. "Somente com a estabilidade fiscal vamos ter um crescimento sustentável", afirmou.

Barbosa apontou que o foco da política econômica do governo continuará sendo a de promover o ajuste fiscal.

“O foco da política econômica continua sendo promover o ajuste fiscal”, disse Barbosa. Junto com a estabilidade fiscal, ele disse que estará no foco do governo, num primeiro momento, a estabilidade e, depois, a “recuperação” dos investimentos no país.

Barbosa ressaltou que o governo tem “compromisso” com “a estabilidade e o reequilíbrio fiscal. E disse que vai trabalhar para “melhorar o ambiente de negócios” e, assim, acelerar a retomada do crescimento econômico.

(...)

Em tempo: Em sua primeira coletiva de imprensa como novo comandante da economia brasileira, Barbosa assinalou que o ajuste seguirá em frente para levar o país ao crescimento, com redução da inflação. O novo titular da pasta também apontou a necessidade de reformas estruturais ligadas aos gastos obrigatórios, sobretudo os relativos à Previdência Social.

"É preciso continuar no esforço do equilíbrio fiscal e avançar mais nas reformas estruturais de longo prazo. Isso envolve controle dos gastos obrigatórios. O item principal nesse caso é a Previdência", afirmou.
Advertisemen