-->

Disputa pelo MTur e Embratur já começou

Publicidade
Luiz Marcos Fernandes, Mercado e Eventos

O ministro do Turismo, Gastão Vieira e o presidente da Embratur, Flávio Dino já confirmaram que estarão deixando seus cargos em breve para disputarem cargos na próxima eleição. Fábio Mota, já deixou o MTur desde o início do mês e a partir de agora começam a especulações sobre quem irá assumir o comando do Turismo no ano da Copa. A nomeação dos sucessores será pólítica, seguindo o modelo da presidente Dilma Rousseff. Com isso, o governo deverá buscar candidatos a ocupar, apenas até o fim do ano, as vagas de ministro do Turismo e presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur).

Flávio Dino sairá da presidência da Embratur ainda neste mês para se candidatar ao governo do Maranhão pelo PCdoB e Gastão Vieira deverá abandonar o ministério até março, para se candidatar a um novo mandato de deputado federal pelo PMDB, também pelo Maranhão. No lugar de Mota, que foi exonerado no dia 30 de dezembro, permanece como interino o então diretor de desenvolvimento regional, Carlos Henrique Sobral. Assim como Dino, Geddel deverá ser candidato ao governo em seu estado em oposição ao governo federal.

A definição do sucessor de Vieira no Turismo também ganhou ares políticos na reforma ministerial que está por vir. Para sua vaga, é cotado o atual presidente do PTB, Benito Gama, em troca do apoio do partido à candidatura de reeleição de Dilma Rousseff.A presidência da Embratur também tem sido negociada com o PTB, mas existe a hipótese de sua presidência ser ocupada por uma técnica, a atual chefe de gabinete de Dino, Kátia Cristina Bitencourt. O PCdoB, que deverá apoiar a reeleição da presidente Dilma, também quer continuar com essa vaga à frente da autarquia.

Notas do editor da Aldeia:
a) Quando foi indicado para a Embratur, os adversários de Flávio Dino fizeram desdém, o órgão era de quarto escalão e partido algum o havia reivindicado, agora... após sua passagem a situação é outra, bem diferente.

b) José Sarney está mesmo enfraquecido, indicou Gastão Vieira e seu antecessor, Pedro Novaes. Agora, nome algum do seu staff é citado para o cargo de ministro do Turismo.
Advertisemen