-->

Encontro discute ocupação do CEUs das Artes no Coroadinho

Publicidade
Rafaela Vidigal

São Luís, MA. Uma roda de conversa sobre o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) será realizada, nesta segunda-feira (4), pela Fundação Municipal de Cultura (Func), em parceria com a Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe), no auditório do Memorial Maria Aragão, a partir das 14h. O edital é voltado para grupos folclóricos, associações culturais e artísticas (pessoas jurídicas).

Durante o evento será apresentado o Edital Funarte de Ocupação dos CEUs das Artes, seguido de debate sobre a estruturação do CEUs das Artes em São Luís, que está em construção no bairro do Coroadinho.

Os CEUs compõem o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC2 – com o objetivo principal de integração num mesmo espaço físico, de programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

Vale ressaltar que o Ministério da Cultura (Minc), prorrogou, até o dia 13 de novembro, as inscrições para o Edital Funarte de Ocupação dos CEUs das Artes. Cada contemplado vai receber R$ 100 mil, para um período de ocupação de seis meses. Atualmente, existem 360 CEUs em todo o Brasil e a ideia é ampliar esse número. O edital é voltado a pessoas jurídicas e para se inscrever é preciso acessar a plataforma SalicWeb, na internet, por meio do link: http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/.

Mais sobre CEUs

Em São Luís, a Prefeitura já está em fase de construção da sua primeira praça do CEU, no bairro do Coroado, que contará com Centro Cultural com auditório/cine-teatro para 120 lugares, salas de exposições, espaço para cursos, um Centro de Referência em Assistência Social (Cras), além de uma quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground e área para jogos de tabuleiro e canteiros ajardinados.

O objetivo dos CEUs é integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão social, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.
Advertisemen