-->

Viver Mais: Aposentados e pensionistas receberam benefício ontem

Publicidade
Rafaela Vidigal

São Luís, MA - Proporcionar qualidade de vida para a terceira idade e promover ações em prol de uma velhice mais saudável são as principais metas do projeto “Viver Mais”, lançado na manhã desta quinta-feira (26) pela Prefeitura de São Luís, no Centro de Convivência do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam). O projeto é uma iniciativa do Ipam e integra o programa de educação previdenciária “Ipam em Movimento”, cuja finalidade é melhorar a qualidade dos benefícios concedidos aos servidores, aposentados e pensionistas em São Luís.

“Mais do que apenas oferecer formas de exercitar o corpo e a mente, esse projeto reforça o compromisso da gestão Edivaldo Holanda Júnior de valorizar o idoso, aumentar sua autoestima e oferecer ocupações que são ao mesmo tempo agradáveis, úteis e prazerosas”, destacou a presidente do Ipam, Carolina Estrela.

Espalhados no Centro de Convivência do Instituto, cerca de 300 aposentados participaram da festa de lançamento do projeto “Viver Mais”, que foi seguida de aulas de Tai Chi Chuan, além de danças e atividades recreativas.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Astemar do Perpétuo Socorro, aprovou a iniciativa e destacou a importância de ações voltadas para promover o bem-estar da melhor idade. “Todo aposentado e idoso precisa de um espaço para viver bem e ter qualidade de vida, se sentir integrado com outras pessoas e perceber que a terceira idade é também idade para alegria, cuidado com a mente e o corpo”, assinalou.

O “Viver Mais” compreende o eixo social do programa “Ipam em movimento”, voltado para o desenvolvimento de ações sociais, educativas e informativas para os idosos aposentados da capital. O projeto tem parceria institucional com 11 secretarias municipais, Fundação Municipal de Cultura e Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI).

Ao longo do projeto, que tem caráter de duração permanente, serão ministradas palestras educativas, gincanas, colônias de férias, oficinas de Tai Chi Chuan, aulas de natação, teatro, dança, alfabetização, leitura, dentre outras atividades culturais e desportivas, a serem ministrados pela manhã e tarde, no Centro de Convivência. O projeto também se propõe a servir como um canal de articulação permanente junto à rede de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa de São Luís. A expectativa é que até 400 pessoas, entre idosos, aposentados e pensionistas da Prefeitura de São Luís, e da área de abrangência do Ipam, participem do projeto.

As inscrições para participar das ações, oficinas e cursos podem ser feitas a partir desta sexta-feira (27), data comemorativa do Dia Mundial do Idoso, na sede do Instituto de Previdência e Assistência do Município, localizado na Rua do Sol, e no Centro de Convivência do Ipam, no Olho d’Água. As atividades contam com apoio dos centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), ligado à Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas).

Saiba Mais

Entre as atividades propostas pelo projeto “Viver Mais” está a criação do Grupo de Convivência de pessoas idosas do Ipam, com reuniões semanais, palestras educativas, passeios, eventos comemorativos, feiras culturais, bailes temáticos, entre outros.

O recadastramento promovido pela prefeitura de São Luís no início do ano para traçar o quantitativo do seu quadro atual de servidores apontou a existência de 4.362 aposentados e de 1.496 pensionistas.
Advertisemen