-->

WikiLeaks chega ao cinema com 'O 5º Poder"

Publicidade
WikiLeaks
Benedict Cumberbatch e Daniel Brühl em cena de 'The fifth estate'
Lusa e Sol

A 38.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto no Canadá abre a 05 de Setembro com a projecção em estreia mundial de “The Fifth Estate”, um filme sobre os bastidores do caso Wikileaks.

Realizado por Bill Condon e protagonizado por Benedict Cumberbatch, que interpreta o fundador da Wikileaks, Julian Assange, “The Fifth Estate”, que pode traduzir-se como “O quinto Poder”, conta como foi criado o ‘site’ que abalou a política internacional com a divulgação de informação classificada.

“É um filme sobre o que pensamos ser uma das questões mais importantes da nossa época: a informação e quem a controla”, disse hoje à imprensa o diretor artístico do Festival de Toronto, Cameron Bailey.

O director do Festival, Piers Handling, divulgou uma lista preliminar de 40 longas-metragens a projectar até 15 de Setembro, a maioria em estreia mundial.

É o caso do filme “Mandela: Long Walk to Freedom”, do realizador Justin Chadwick, baseado na autobiografia do antigo Presidente sul-africano, interpretado no ecrã por Idris Elba.

Também inspirado numa história real, o realizador Steve McQueen vai apresentar “12 Years a Slave”, um retracto de um pai de família afro-americano raptado e vendido como escravo em 1841.

Advertisemen