-->

Novo presidente iraniano quer entendimento

Publicidade
Hassan Rohani
Rohani quer "desanuviamento mútuo" com o Ocidente
Jornal de Notícias

Lisboa, Portugal - O presidente iraniano eleito Hassan Rohani afirmou este sábado que o seu governo vai aplicar uma política de "entendimento construtivo com o mundo" e defender "todos os direitos do Irão".

"A moderação em política externa não significa rendição nem luta. Significa um entendimento construtivo e eficaz com o mundo", declarou, durante uma intervenção difundida na televisão.

Rohani adiantou que, "no discurso moderado, o realismo é um princípio de base, tendo em conta os valores e os ideais da República Islâmica", defendendo que "o diálogo com os outros deve ser conduzido na base da igualdade e do respeito mútuos, dos interesses (...) e da confiança mútua".

Declarou que aquela política será aplicada "tendo em conta todos os direitos da nação (nomeadamente em matéria nuclear)" e "seguindo as diretrizes do guia supremo", o ayatollah Ali Khamenei.

A questão nuclear é um dos principais dossiers do próximo governo do Irão, que sofre pesadas sanções impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia que levaram a uma grave crise económica, com a inflação oficial a ultrapassar os 32 por cento.

O novo presidente iraniano, eleito a 14 de junho, defendeu igualmente uma política de "desanuviamento mútuo" com o Ocidente, cujas relações com o presidente cessante, Mahmud Ahmadinejad, eram tensas.
Advertisemen