-->

MP e ESMP: Corrida e Passeio 'Não Aceito Corrupção'

Publicidade
Aline Coelho, Ampem

São Luís, MA - Na manhã deste sábado (29), aconteceram a I Corrida e I Passeio Ciclístico da Ampem. Os eventos esportivos fazem parte da programação da campanha “Não Aceito Corrupção” que acontece em todo país. No Maranhão a idealização foi da Associação do Ministério Público do Maranhão e da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão.

Às 7h, em São Luís, os participantes da corrida já estavam concentrados, a MK3, parceira da Ampem, puxou um alongamento para os corredores. Segundo a Eu Corro Mais, que presta assessoria esportiva à corrida, 200 pessoas, entre membros do Ministério Público e população em geral, participaram da corrida.

A largada foi dada às 8 h pelo presidente da associação, José Augusto Cutrim Gomes. Os corredores saíram da frente do Corpo de Bombeiros da Praia de São Marcos, passaram pela praça do pescador, retornaram e foram até a altura do parquinho da Avenida Litorânea, somando um total de 5 km percorridos na via.

Para o analista ministerial, Estevam Lula, vencedor na categoria Servidor do Ministério Público – Masculino, a campanha é uma forma do MP incentivar a prática esportiva e conscientizar a população. “A campanha veio em um momento oportuno em que a sociedade pede o fim da corrupção e é uma forma de conscientizar a população sobre a temática, além de ser um alerta à cidade de São Luís que precisa ter mais espaços públicos para a prática esportes.”

Quem fez todo percurso foi a aposentada Dalina Jara Matos, participante da categoria Portador de Necessidade Especial. Dona Dalina, que tem dificuldades para caminhar e usa uma prótese na perna se disse vitoriosa, pois a sua limitação física não a impediu de participar e completar a prova. Dona Dalina atribuiu sua vitória a sua força de vontade de não desistir de lutar todos os dias. “Participei dessa corrida de hoje e vou participar de todas que tiverem e convido a todos que estão em casa se sentido limitados a se levantarem e tentar também.”

“Com essa atividade de hoje estamos chamando a atenção para instituição Ministério Público, falando da importância em combater, em dar um basta na corrupção, que só acaba se todos estiverem unidos, Ministério Público e sociedade e já podemos provar que a voz que vem da rua tem força sim”, disse o presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão, José Augusto Cutrim Gomes.

Para Roberto Livianu, promotor de justiça de São Paulo e presidente do Movimento Ministério Público Democrático, o Brasil vive um momento histórico, em que o brasileiro disse que não quer a corrupção, se posicionou contra a PEC 37 e colocou o Ministério Público como defensor da sociedade e foi pra rua defende-lo. “Iniciativas como essa de hoje, associam bons valores de incentivo ao esporte, a saúde, mas também leva a discussão de combate a corrupção para a população e quanto mais pudermos fazer isso, melhor para toda sociedade”, finalizou”

O diretor esportivo da Ampem, Cláudio Guimarães, vencedor na categoria Membros do Ministério Público - Masculino, afirmou que a corrida vai entrar no calendário esportivo da associação, que sempre apoia a prática esportiva. “A campanha Não Aceito Corrupção acontece a nível nacional, essa corrida tem uma mensagem consonante com o que a população vem pedindo nas ruas e que vimos esses últimos dias, o fim da corrupção, pois chegamos ao limite da má gestão pública e a corrupção está assolando a República Brasileira.”

A diretora da Escola Superior do Ministério Público, Themis Maria Pacheco de Carvalho, a campanha e a ida da população as ruas para pedir o fim da corrupção foi uma feliz coincidência. “Foi uma união dos esforços do Ministério Público e a população pela necessidade de gritar que não aceita mais corrupção, pois a situação chegou a um nível inaceitável a qual temos a obrigação de mudar”.

Luis Carlos Cardoso, executivo de imprensa da Cemar, participou da corrida e parabenizou a iniciativa da Ampem, ESMP e do Ministério Público Democrático. “A associação está de parabéns por essa atividade realizada hoje, primeiro porque incentiva a pratica esportiva em prol da saúde das pessoas e depois pelo tema Não Aceito Corrupção, pois nós vivemos um momento de efervescência democrática muito intensa em todo país e tema favorece o entendimento da população.”

Já o passeio ciclístico iniciou logo após a corrida e teve percurso de 12,60 km, iniciando também no Corpo de Bombeiros da Praia de São Marco, percorrendo toda a Avenida Litorânea, prolongamento, rotatória do Caolho, Avenida dos Holandeses, Praça do Pescador e encerrando no ponto de partida. Participaram do passeio ciclístico cerca de 70 pessoas, entre membros do Ministério Público e população em geral.

Todos os participantes que finalizaram a corrida ganharam medalhas de participação. Terceiro colocado de cada categoria ganhou medalha de bronze, o segundo colocado foi premiado com uma medalha de prata e o primeiro lugar recebeu uma medalha de ouro, além de um cupom de R$ 100,00 do restaurante Soft Tacos, parceiro do evento.

Consciência Ambiental
Todo material reciclável produzido durante a corrida foi coletado separadamente e será entregue ao projeto EcoCemar, que consiste na troca de resíduos recicláveis por bônus. No caso da Ampem o bônus gerado pela venda do material será doado para uma instituição beneficente e a escolhida foi o Hospital do Câncer a Fundação Antonio Jorge Dino.

Organizaram as atividades esportivas a Associação do Ministério Público do Maranhão, Escola Superior do Ministério Público e Movimento Ministério Público Democrático. Foram colaboradores do evento Eu Corro Mais, Pedal Bike, Soft Tacos, Academia MK3 e Psiu.

Premiadas da Categoria Membros do Ministério do Público - Feminino
Corrida Ampem-ESMP na Praia de São Marcos em São Luís
Confira a lista de Vencedores por Categoria:

Membros do Ministério Público
Feminino:
1° Emanuela Peixoto
2° Laura Amélia
3º Sirley Aires

Masculino
1º Cláudio Guimarães
2° Paulo José Goulart
3° Maciel Pinho Filho

Servidor do Ministério Público
Feminino
1º Deiane Barreto
2º Mariana Sousa Freitas
3º Maira Gomes

Masculino
1º Estavam Lula
2° Rodolfo Santos
3° Luís Carlos Júnior

Comunidade
Feminino
1º Daise Santos
2º Gentil Luiza
3º Marciele da Silva

Masculino
1º Antonio Marcos Silva
2º Darlan Wede
3º Sérgio Rocha Soares

Portador de necessidade especial
Feminino
Dalina Jara Matos

Masculino
João Gaia
Advertisemen