-->

Grande Sacavém ganha creche, asfalto e canal

Publicidade
Rafaela Vidigal

São Luís, MA - Durante reunião realizada nesta sexta-feira (28), o secretário de Educação, Allan Kardec Dualibe, anunciou a construção de uma creche no bairro do Sacavém. Além de atender à demanda dos moradores do local e áreas adjacentes, a obra garante uma infraestrutura adequada para o ensino. A reconstrução do muro do complexo Darcy Ribeiro, em fase de conclusão, é outra reivindicação da comunidade que já está sendo atendida pela Prefeitura de São Luís.

“No total, serão 25 creches que, construídas por meio da parceria entre município e governo federal, contribuirão para que as demandas acumuladas na área da educação durante os últimos anos sejam atendidas, conforme determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior”, disse o secretário Allan Kardec.

A reunião, que aconteceu no Palácio de La Ravardière, faz parte da sequência de diálogos que a Prefeitura tem realizado com as lideranças das áreas Salinas do Sacavém, Sacavém, Coheb do Sacavém e Vila do Governador. A partir do levantamento e análise das demandas das comunidades nas áreas de saúde, urbanismo, saneamento básico, trânsito e transportes, educação e limpeza pública, as soluções serão documentadas e apresentadas às lideranças na próxima semana.

Estiveram presentes na reunião os secretários de Educação, Allan Kardec, Comunicação, Márcio Jerry, Projetos Especiais, Gustavo Marques; Trânsito e Transportes, Fabíola Aguiar, e representantes das secretarias da Criança e Assistência Social; de Urbanismo e Habitação; e Saúde.

Ações do Programa Bacia do Bacanga
A Prefeitura de São Luís também esteve presente no bairro do Salinas do Sacavém, durante reunião organizada pela comunidade para discutir as ações do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga.

Durante o encontro, o secretário de Projetos Especiais, Gustavo Marques, destacou que a Prefeitura tem se empenhado para que o Programa chegue ao final com êxito e benefícios para a comunidade. “Após ouvir das demandas estaremos marcando novas reuniões com outros secretários e com lideranças da comunidade para que todas as necessidades possam ser atendidas. Na próxima segunda feira (1º), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior vai assinar a ordem de serviço para iniciar a pavimentação das vias do bairro, o que vai trazer maior qualidade de vida para os moradores”, explicou Gustavo Marques.

O especialista socioambiental da Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe), José Antonio Lopes, apresentou as ações do Programa Bacia do Bacanga e esclareceu que as etapas do projeto. “Inicialmente o projeto do Canal do Rio das Bicas previa um canal totalmente fechado, mas após análise junto ao Banco Mundial (BIRD), agente financiador do Programa, foi verificado que um canal fechado dificultaria a manutenção e acabaria por trazer, a longo prazo, mais problemas para a região”, explicou.

A comunidade presente pôde fazer perguntas, tirar dúvidas e conhecer com mais detalhes o projeto para urbanização da área à margem do canal, que irá contemplar praças, canteiros ajardinados, pista de skate e diversos equipamentos públicos de lazer para os moradores da área. O Parque Ambiental do Rio das Bicas também está previsto para ser iniciado logo após a conclusão das obras do canal, em dezembro de 2013.

O especialista também falou sobre a necessidade de saída de algumas residências para construção de trechos do canal e apresentou os projetos arquitetônicos das casas que serão construídas nas áreas de reassentamento, localizada no próprio bairro.

José Antonio Lopes esclareceu que até o momento foi possível avançar sem precisar reassentar famílias, mas para que a obra siga dentro do cronograma é preciso que, no momento da negociação e da montagem dos processos, as famílias colaborem para celeridade do trabalho. Para dar agilidade a esta etapa, a Sempe montou um escritório social, localizado no canteiro de obra, atrás da Fundação Bradesco. No local é possível sanar as dúvidas com assistentes sociais, além de conhecer os mapas e informações sobre o Programa.

O engenheiro responsável pela obra, Joaquim Monteiro, explicou aos moradores que a obra estava caminhando dentro do cronograma. Em alguns trechos não foi possível o uso de máquinas, sendo utilizado o trabalho manual, mas o prazo de entrega se mantém o mesmo.

O encontro foi realizado na sede da igreja católica São Francisco de Assis, no bairro do Salinas do Sacavém. Estiveram presentes na reunião, além do secretário de Projetos Especiais, Gustavo Marques, os especialistas da Sempe, José Antonio Lopes, Antônio Filho, diversas lideranças da área do Salinas do Sacavém e bairros vizinhos. A reunião foi presidida e organizada pelas lideranças comunitárias, Joel e Manoel Ferreira, presidente da Associação de Moradores do Salinas do Sacavém.
Advertisemen