-->

ONU: com apoio de China e Brasil, Palestina é novo país-observador

Publicidade
Lucas Xu, CRI

China - O porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei, ressaltou nesta quinta-feira (29) que o país apoia e respeita a candidatura da Palestina a país-observador da ONU. A Assembleia Geral da Organização vai realizar uma reunião plenária às 15h00, no horário palestino, para avaliar o pedido.

Hong Lei indicou que a independência do país é direito legal do povo palestino e é a base do projeto para resolver as questões com Israel. A China apoia uma Palestina independente, com base na fronteira marcada em 1967 e com Jerusalém como capital. O país asiático acredita que a negociação de paz é a maneira correta para resolver os problemas entre os dois países.

A porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Victoria Nuland, reiterou nesta quarta-feira (28) que os Estados Unidos vão votar contra o pedido palestino de se tornar membro-observador da ONU. O governo norte-americano já enviou representantes para conversar com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina, tentando convencê-lo a repensar suas decisões.

Nota do Editor da Aldeia: Por ampla maioria, 138 votos a favor (inclui Brasil), 9 contra (inclui Israel e EUA) e 41 abstenções (inclui Alemanha), a Palestina juntou-se ao Vaticano como país-observador da ONU.
Advertisemen