-->

Escutec indica polarização entre Castelo e Edivaldo Jr. em São Luís, alta rejeição do tucano o inviabiliza no 2º turno

Publicidade
Frederico Luiz

Os números da pesquisa Escutec/O Estado do Maranhão divulgadas hoje mostram conforme estampa o jornal que "Castelo, Holanda e Washington crescem na disputa em São Luís".

Ainda segue, na chamada da edição eletrônica que "os números da pesquisa Escutec dançaram muito em relação ao primeiro levantamento, realizado há três semanas. Só o tucano João Castelo, o petecista Edivaldo Holanda Jr. e o petista Washington Luís cresceram. O cenário continua indefinido".

A tendência atual, na capital do Maranhão, pela análise das duas pesquisas realizadas, indica uma polarização entre as candidaturas do prefeito João Castelo e de Edivaldo Holanda Júnior.

A curva de ascensão dos dois é proporcional a queda do ex-prefeito Tadeu Palácio e da candidata do PPS, Eliziane Gama. Ambos podem terminar esta eleição bem menores do que começaram.

Quem corre por fora é o candidato do PT-PMDB, o vice-governador Washington Luís. Na pior das hipóteses será um grande eleitor no segundo turno. Poupá-lo de críticas agora pode agradar o eleitor do petista.

Veja o gráfico quando o eleitor responde, Se as eleições para prefeito (a) fossem hoje e sendo estes candidatos (as) o Sr. (a) votaria?

Clique na imagem para ampliar e ganhar mais nitidez. Fontes: Escutec e O Estado do Maranhão
Rejeição
O prefeito João Castelo continua com sua rejeição na estratosfera. Número elevado que indica uma iminente derrota num eventual segundo turno.

Neste quesito, dos que cresceram na aceitação e que permanecem com baixo índice de rejeição a pesquisa aponta uma clara vantagem de Edvaldo Holanda Júnior e em escala bem menor, o vice-governador Washington Luís.

É fácil entender a conta. Basta dividir a rejeição pela aceitação. Na economia, significa a relação custo-benefício.

Na mais recente pesquisa, 40,6% dos 800 entrevistados disseram não votar no tucano em nenhuma hipótese. Tadeu Palácio é rejeitado por 23%. Em terceiro, Washington Oliveira com 5,9%. Depois aparecem na sequência, abaixo da casa dos 5%: Edivaldo Holanda Júnior, com 4,8%. Haroldo Saboia rejeitado. com 3,8%. Marcos Silva (PSTU), com 3,4%. Eliziane Gama (PPS), com 2,1% e Ednaldo Neves (PRTB), com 1,4%.

Registro
A pesquisa Escutec/O Estado – registrada no TRE sob o protocolo MA-062/2012 – foi realizada entre os dias 28 e 30 julho e ouviu 800 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais, ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
Advertisemen