-->

Arte al paso: uma reflexão sobre a produção cultural peruana

Publicidade
Foto: Divulgação
Cores do artista Christian Bendayán
Cerca de 100 obras entre pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e instalação são apresentadas na exposição Arte al paso - Coleção Contemporânea do Museo de Arte de Lima - MALI, em cartaz na Estação Pinacoteca até 31 de julho. Trinta e seis artistas assinam os trabalhos, que integram o acervo do museu.

Produzidas entre os anos de 1960 e 2011, as obras permitem ao visitante conhecer as diversas etapas de desenvolvimento da arte contemporânea do Peru. Ao público é oferecida ainda a oportunidade de ter acesso a um pouco da realidade política, social e cultural do país, provocando também uma reflexão que extrapola a mera observação dos trabalhos. Violência urbana, exôdo rural e o vazio das instituições culturais estão entre os temas abordados.

A curadoria é de Tatiana Cuevas, curadora de arte contemporânea do MALI, em colaboração com Rodrigo Quijano, curador independente e assessor do Comitê de Aquisição de Arte Contemporânea do MALI.

A realização de Arte al passo (Arte ao passo) na Estação Pinacoteca é resultado de uma parceria que procura consolidar as instituições latino-americanas, possibilitando que públicos diversos tenham acesso a obras importantes da História da Arte das Américas.

A exposição leva o nome de uma das manifestações de maior expressão no contexto das artes peruanas da segunda metade do século XX. A ação, concebida para espaço público em 1980 pelo grupo E.P.S. Huayco, refletia sobre as precariedades e desigualdades de naturezas diversas daquele país.

Iniciada na década de 1950 graças a doações, a Coleção de Arte Contemporânea do MALI reúne atualmente mais de 700 trabalhos. Esta é a primeira exposição no Brasil que apresenta a produção artística peruana de maneira mais ampla.

Artistas presentes na mostra:
Gabriel Acevedo Velarde, Mariella Agois, Armando Andrade Tudela, Juan Enrique Bedoya, Luz María Bedoya, Christian Bendayán, Fernando Bryce, Raimond Chaves, Colectivo NN, William Córdova, Carlos Domínguez, Jorge Eduardo Eielson, E.P.S. Huayco, Billy Hare, Pablo Hare, Eduardo Hirose, Sandra Gamarra, Flavia Gandolfo, Phillippe Gruenberg , Emilio Hernández Saavedra, Gilda Mantilla, José Carlos Martinat, Claudia Martínez Garay, Alfredo Márquez, Marco Pando, Grupo Paréntesis, Ishmael Randall Weeks, Jaime Rázuri, Emilio Rodríguez Larraín, Jesús Ruiz Durand, Juan Javier Salazar, Giancarl o Scaglia, TAFOS, Elena Tejada, Milagros de la Torre, Susana Torres, Eduardo Villanes, Ricardo Wiesse y David Zink Yi.

Serviço
Arte al paso - Coleção Contemporânea do Museo de Arte de Lima - MALI
Estação Pinacoteca: Rua General Osório, 66
Em cartaz até o dia 31 de julho de 2011
De terça a domingo, das 10h às 18h. Grátis aos sábados

Fonte: Terra Magazine
Advertisemen