-->

Libertados os 6 jornalistas da "Al Jazeera" detidos no Cairo

Publicidade
Os seis jornalistas da rede de televisão "Al Jazeera", presos nesta segunda-feira no Cairo, foram libertados horas depois pelas autoridades egípcias, informou a própria emissora.

No entanto, apesar de os jornalistas terem sido libertados, os equipamentos do canal continuam apreendidos.

Segundo a "Al Jazeera", o Departamento de Estado americano fez nesta segunda-feira um apelo para a libertação dos funcionários da emissora.

Testemunhas e o próprio meio de comunicação haviam revelado na manhã desta segunda-feira que os seis jornalistas tinham sido presos em um hotel da capital.

Uma das testemunhas presentes no hotel onde ocorreram as prisões disse à Agência Efe que viu pelo menos quatro profissionais sendo levados por forças militares e tendo seus equipamentos confiscados.

A "Al Jazeera" também relatou as prisões em seu site, e explicou que o episódio envolveu seis correspondentes que trabalhavam para o canal em inglês.

Neste domingo, o Governo do Egito decidiu fechar todos os escritórios da "Al Jazeera" no país e retirou as permissões oficiais de todos os correspondentes.

As razões da decisão não foram justificadas oficialmente. Fontes do Governo disseram à Efe que o Ministério de Informação não costuma explicar os motivos pelos quais retira as permissões dos jornalistas.

Desde então, a emissora vinha reportando os protestos do Egito com imagens gravadas de seus jornalistas ou por meio de chamadas telefônicas.

Fonte: Portal Terra
Advertisemen