-->

RJ: policia encontra duto por onde traficantes teriam fugido

Publicidade
Polícia acredita que traficantes usaram rede de esgotos para escapar de cerco
Foto: Reinaldo Silva/Terra
por Luís Bulcão Pinheiro

Policiais da Delegacia do Meio Ambiente utilizaram corantes nas águas que escorrem pelo sistema de esgoto de uma das favelas do Complexo do Alemão para identificar uma possível rota de fuga dos traficantes.

Após a investigação foi descoberta uma passagem da favela da Grota entre o Centro de Educação Tim Lopes e o Centro de Saúde Familiar Rodrigo Roig. O duto dava passagem para uma galeria de 2 m² de extensão que fica a céu aberto na Rua Arapá. Segundo relato dos moradores, os traficantes teriam deixado a rede de esgoto portando fuzis e fugido em direção ao Morro do Adeus, que também é controlado pelo Comando Vermelho.

Violência
Os ataques tiveram início na tarde de domingo, dia 21, quando seis homens armados com fuzis incendiaram três veículos por volta das 13h na Linha Vermelha. Enquanto fugia, o grupo atacou um carro oficial do Comando da Aeronáutica (Comaer). Na terça-feira, todo efetivo policial do Rio foi colocado nas ruas para combater os ataques e foi pedido o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para fiscalizar as estradas. Ao longo da semana, Marinha, Exército e Polícia Federal se juntaram às forças de segurança no combate à onda de violência que resultou em mais de 180 veículos incendiados.

Na quinta-feira, 200 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) tomaram a vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. Alguns traficantes fugiram para o Complexo do Alemão, que foi cercado no sábado. Na manhã de domingo, as forças efetuaram a ocupação do Complexo do Alemão, praticamente sem resistência dos criminosos, segundo a Polícia Militar. Entre os presos, Zeu, um dos líderes do tráfico, condenado pela morte do jornalista Tim Lopes em 2002.

Desde o início dos ataques, pelo menos 39 pessoas morreram em confrontos no Rio de Janeiro e 181 veículos foram incendiados.

Fonte: Portal Terra
Advertisemen