-->

Coluna do Lima Rodrigues

Publicidade
Lima Rodrigues
Foto: Reprodução
A partir de hoje e todas as terças-feiras, o Blogue do Frederico Luiz passa a publicar a Coluna do Lima Rodrigues. A publicação é simultânea a edição impressa em O Progresso.

Lima Rodrigues nasceu em Marabá (PA), foi criado em Imperatriz (MA) e mora há mais de 30 anos em Brasília. Formado em Comunicação Social (Jornalismo) em 1984 pelo Ceub (hoje UniCEUB), Lima trabalhou por mais de 17 anos como redator e repórter da Radiobrás (hoje EBC) e nas principais emissoras de rádio do país, incluindo Eldorado e Bandeirantes de São Paulo. Fez cobertura jornalística no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional por mais de 20 anos.

Acima, no menu principal, as cinco últimas Colunas estarão a disposição do público leitor, a exemplo de Um Conto de Réis. Boa leitura.

Está chegando o dia
É, prezados leitores e leitoras, finalmente está chegando o dia. No próximo domingo, dia 3 de outubro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 135,8 milhões de brasileiros votarão das 8 da manhã às 17 h para escolher o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais, no caso do Distrito Federal. O número de eleitores aumentou 7,8% em relação às eleições de 2006.
Os números do TSE mostram ainda que a mulher permanece como a maioria do eleitorado, com 51,8% contra 48% de homens. A faixa etária de 25 a 34 anos representa 24% dos eleitores.

Ainda de acordo com o levantamento feito pelo TSE, São Paulo se mantém como o maior colégio eleitoral do país, com 23,3% de eleitores, seguido por Minas Gerais, com 10,6%, Rio de Janeiro, com 8,5%, e Bahia, com 7%.

O Distrito Federal e o Rio de Janeiro registram a maior proporção de mulheres votantes, com 53,6% e 53,2%, respectivamente. Já os estados com maior proporção de eleitores homens são de Mato Groso, com 50,8%, e do Tocantins, com 50,7%.

(Com informações do TSE e da Agência Brasil)

Haja candidatos
Disputam 1.630 cargos em todo o Brasil nas eleições deste ano 19.838 candidatos. Segundo o TSE, são nove candidatos à presidência da República, nove a vice-presidente; 163 candidatos a governador; 163 a vice-governador; 245 candidatos a senador; 5.267 candidatos a deputados federal; 12.668 candidatos a deputado estadual; 824 a deputado distrital; 246 a primeiro suplente de senador e 244 a segundo suplente de senador. Estão na disputa 15.780 homens (79% do total) e 4.058 mulheres (20%).

Os candidatos
Entre os concorrentes à presidência da República, um candidato é solteiro – José Maria de Almeida, do PSTU. Sete são casados: José Serra, do PSDB; Ivan Pinheiro, do PCB: José Maria Eymael, do PSDC; Levy Fidelix, do PRTB; Marina Silva, do PV; Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL; e Rui da Costa Pimenta, do PCO, e uma é divorciada: Dilma Rousseff, do PT, que, segundo as pesquisas de opinião pública, deve vencer as eleições deste ano como sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Grau de instrução
O raio X do TSE também levantou o grau de instrução dos postulantes em todo o país. Quatro são analfabetos. 115 sabem ler e escrever; 679 têm ensino fundamental incompleto; 1.470 o ensino incompleto e 9.459, ou 47% do total, o superior completo.

Para presidente da República, um candidato tem o ensino médio completo (José Maria), um superior incompleto (Levy Fidelix) e sete superior completo (José Serra, Dilma Rousseff, Marina Silva, Rui Pimenta, Plínio Sampaio, José Maria Eymael e Ivan Martins).

Tiririca
Francisco Everardo Oliveira Silva, 45 anos, mais conhecido como Tiririca, é o maior fenômeno das eleições de 2010. Natural de Itapipoca, no Ceará, ele tem mais seis irmãos.

Tiririca teve infância pobre no Nordeste e, a exemplo de muitos nordestinos, começou a trabalhar aos oito anos de idade. Vendeu picolé, entre outros produtos. No circo, surgiu o palhaço, que antes se apresentava nos circos como equilibrista, malabarista e mágico. Na década de 1990, Tiririca fez tanto sucesso com a música Florentina que ganhou notoriedade em todo o país.

Ele foi tema de reportagens em jornais de todo o Brasil. De Norte a Sul. Tanto jornais regionais como grandes jornais. No domingo, O Globo publicou ampla matéria sobre o artista, que é candidato a deputado federal pelo PR em São Paulo e deve obter mais de 1 milhão de votos nas urnas e ajudar a eleger até quatro ou mais candidatos a deputado federal pela mesma coligação. Tiririca é também capa da revista Época desta semana.

Com direito a apenas 35 segundos, Tiririca faz a festa no horário eleitoral gratuito na televisão em São Paulo, vestido de palhaço e chamando o eleitor de “abestado”.  Sem saber o que fará em Brasília, caso seja eleito, ele garante que vai ajudar “os pobres e a própria família”.

Entre suas tiradas, está a mais famosa como esta: “Vote em Tiririca, pior do que tá não fica”. Aliás, as frases de Tiririca tiraram o humor do candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloisio Mercadante. O atual senador pediu para retirar do ar a propaganda que associava seu nome ao do palhaço famoso, que faz parte da mesma coligação.

Outros artistas
Além de Tiririca, mais 22 profissionais ligados às áreas artística e esportiva disputam as eleições aos mais diversos cargos. Outros famosos que devem se eleger domingo são: o pagodeiro e apresentador Netinho de Paula, candidato ao Senado pelo PCdoB; o ex-jogador Romário, candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro, em dobradinha com o seu amigo Bebeto, que disputa uma vaga à Assembleia Legislativa fluminense pelo PDT. Em São Paulo, sem garantia de vitória, também são candidatos a deputado federal Marcelinho Carioca (PSB) e Marcos André Batista, o conhecido Vampeta.

Em Minas Gerais, o destaque de candidato artista é o cantor Sérgio Reis, que quer ser deputado federal pelo PR.

Na Bahia, o Compadre Washington, ex-É o Tchan, que concorre a uma vaga à Assembleia Legislativa pelo PSL.

No Rio Grande do Sul, querem se tornar deputados estaduais os famosos Mazzaropi (PMDB), ex-goleiro do Grêmio, do Vasco e de outros times importantes, e o músico Gaúcho da Fronteira (PTB).

Em Pernambuco, o destaque é para o cantor Reginaldo Rossi, candidato a deputado estadual pelo PDT.

(Com informações do TSE e com base em reportagem do jornal Diário do Nordeste, assinada pelo repórter Marcelo Raulino, publicada na edição do dia 19 de setembro de 2010).

Copa do Mundo
“O governo brasileiro entrou em campo, está fazendo sua parte e espera que os municípios e estados possam ter a mesma velocidade no encaminhamento dos recursos que serão aplicados na Copa do Mundo de 2014 no Brasil”. O alerta foi feito pelo ministro do Turismo, Luiz Barreto, ao falar, em entrevista coletiva, sobre os preparativos para a Copa.

Ele destacou que o governo Lula criou a linha Pró-Copa de 1 bilhão de reais do Banco Nacional de Desenvolvimento e Econômico Social – BNDES, para reformar e aumentar o parque hoteleiro do Brasil. E que os estádios foram contemplados com recursos e as obras de reformas já estão em andamento, como o Maracanã, no Rio, e a Fonte Nova, na Bahia.

O ministro informou também que os aeroportos foram contemplados com quase 6 bilhões de investimentos. Vários aeroportos já estão em obras. Os portos também foram beneficiados no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2, com 742 milhões para reforma dos terminais dos portos para receber melhor o turista que vem em pacotes turísticos de Cruzeiro.

Mobilidade urbana
Para o ministro Luiz Barreto, umas maiores preocupações do governo é com a mobilidade urbana. “A mobilidade urbana, que é o tema mais importante como legado dos jogos da Copa; é o tema dos transportes públicos, e as obras estão começando. Há uma movimentação muito grande e o governo está trabalhando com R$ 9 bilhões para área de mobilidade. As coisas estão acontecendo, mas o governo federal entrou em campo, está fazendo sua parte e espero que os municípios e os estados possam ter velocidade no encaminhamento desses recursos”, afirmou.

Segundo o ministro do Turismo, o Brasil tem dois grandes desafios pela frente: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. E afirmou: “Por isso, temos que pensar na qualificação e na capacitação dos trabalhadores da área de turismo. Já fizemos dois grandes acordos com os setores de hotelaria e de bares e restaurantes, o que significa mais de 70% dos trabalhadores da área envolvidos nos dois eventos. Assinamos também com o turismo de aventura, com a associação das locadoras de automóveis e com os representantes da aviação regional e outros acordos serão assinados em breve”.

Empregos
Luiz Barreto disse que a ideia é trabalhar com todos os segmentos do turismo em parceria com a iniciativa privada e com as entidades representativas não só patronal, mas também dos trabalhadores. De acordo com ele, tudo isso vai gerar 310 mil empregos nos próximos três anos e 440 milhões de esforço orçamentário do Ministério do Turismo. Ele ressaltou, entretanto, que as prefeituras envolvidas com a Copa do Mundo, o SEBRAE e o SENAC, os governos estaduais e municipais e os empresários do setor têm que fazer um esforço com o objetivo de o Brasil vencer o tema da qualidade.

Recado
No domingo, dia 3 de outubro, vote com consciência. Escolha bem seus candidatos. Não em troca de favores pessoais, mas em prol de toda uma coletividade. Precisamos eleger homens e mulheres dignos, responsáveis, experientes, capacitados e que tenham espírito público. Nada de FICHA SUJA e ou corruptos.

Um abraço a todos, boa eleição e até a semana que vem.
Advertisemen