-->

O Projovem Trabalhador chegou!

Publicidade
Com informações do Blogue de Ciro Rodrigues, superintendente de Juventude da Prefeitura de Imperatriz e do secretário de Juventude, Arnaldo Júnior

Começa hoje e se estende até o dia do trabalhador (1º de maio), as inscrições do Programa Pró-Jovem Trabalhador. Os interessados devem se dirigir à Secretaria da Juventude, localizada na rua Y, Nova Imperatriz, ao lado do Ginásio Fiqueninho.
A iniciativa beneficia mil jovens imperatrizense com idade entre 18 e 29 anos. O convênio foi celebrado pelo prefeito Madeira (foto ao lado) e o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Luppi com a intermediação do ex-assessor especial do Ministério, Weverton Rocha.

Os jovens selecionados participam, durante seis meses, de cursos de qualificação, totalizando carga horária de 350 horas e ainda auxílio financeiro no valor de R$ 100 por mês, durante o curso.

O Secretário de Juventude da Prefeitura de Imperatriz, Arnaldo Junior, disse agora de manhã que além de qualificarmos nossa juventude, o programa vai contribuir como os outros que a prefeitura já executa, sem falar que o ProJovem Trabalhador tem como principal objetivo oferecer oportunidades formativas, inovadoras e criativas de desenvolvimento pessoal, para que os jovens participantes possam construir um caminho ao exercício pleno da cidadania, mediante sua formação integral, por meio de ações de qualificação socioprofissional para inserção na atividade produtiva.

Ainda segundo o secretário, que é do PDT, presidido nacionalmente pelo ministro Carlos Lupi (foto ao lado), "a prioridade é dar aos jovens oportunidades de aprender uma atividade, ampliando suas chances de conquistar um emprego e ter uma renda. O processo de formação inclui, ainda, aulas de direitos humanos, prestação de serviços voluntários à comunidade e estímulo à elevação da escolaridade. A expectativa é de que pelo menos 30% dos formandos consigam uma oportunidade de trabalho".

Quem pode participar?
Jovens de 18 a 29 anos

Cursos oferecidos - Projovem Trabalhador
A Primeira etapa: qualificação social básica, com 100 horas
A Segunda etapa: opção por um dos cursos de qualificação profissional com duração de 250 horas e certificação em: Beleza e estética, Construção e Reparos, Metal mecânica, Telemática, Vestuário, Comunicação e Marketing Social.

Vagas disponíveis:
1.000, distribuídas em 33 turmas de 30 alunos.

Duração do curso:
Seis meses, com carga horária total de 350 horas.
Onde será o curso?
Em vários Bairros da cidade. O jovem escolherá o local mais próximo de sua residência.

O que é preciso levar?
Cópia do Registro Geral de Identidade (RG) e CPF;
Cópia do Comprovante de endereço;
Comprovante de escolaridade;
Comprovante de renda (se houver).

Critérios para participar do Programa ProJovem Trabalhador:
o Cursar ou ter concluído o ensino fundamental;
o Cursar ou ter concluído o ensino médio;
o Ter renda mensal per capita de até um salário mínimo;
o Não cursar nem ter concluído o ensino superior;
o Não trabalhar com carteira assinada.

Auxílio Financeiro:
O jovem participante receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00, durante o curso.
Advertisemen