Iema: alinhado com o que há de mais moderno, diz Haddad

Publicidade
O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação Fernando Haddad afirmou nesta sexta-feira (25), em São Luís, que "o Iema está completamente alinhado com o que existe de mais moderno em educação no mundo".

Haddad conheceu uma das unidades plenas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, referência em ensino integral e profissionalizante. Ele participou do #Fala Iema, evento em que são discutidos temas de relevância para a educação e para a sociedade.

"Tenho o maior apreço pelos Iemas porque de alguma forma participei da criação deles. No governo Lula, nós resgatamos uma ideia que estava abandonada, que era a educação profissionalizante de nível médio", disse o ex-ministro.

Para o Haddad, o Iema faz parte de “experiências que melhoraram os índices educacionais na região e mostraram que o talento é distribuído democraticamente, basta dar oportunidade para ele se revelar".

Segundo ele, o Iema oferece ao jovem, ainda no ensino médio, “a oportunidade de ter uma educação de qualidade, se profissionalizar e, se quiser, depois ingressar em uma faculdade".
O ex-ministro conversou com estudantes do Iema e contou um pouco de sua trajetória na educação, principalmente do período em que esteve à frente do ministério, entre julho de 2005 e janeiro de 2012.

O reitor do instituto, Jhonatan Almada, participou do encontro e disse que “Fernando Haddad fez a gestão mais criativa de Educação do governo federal nos últimos 20 anos". Ele ressaltou que, nesse período, expandiram-se as universidades e os institutos federais. "Isso gera expectativas de que ele nos ajude, cada vez mais, a somar e fortalecer nossos institutos", acrescentou Almada.

Carolina Mello com fotos de Gilson Teixeira

Fernando Haddad participou do projeto #FalaIema nesta sexta-feira

Publicidade