-->

Cirurgias torácicas no Dra. Ruth Noleto, atendimento é de 1ª

Publicidade

Governo oferece novas especialidades no Hospital Macrorregional em Imperatriz

Novos procedimentos e especialidades médicas estão sendo oferecidos pelo Governo do Estado no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz. A unidade conta agora com atendimento na área de dermatologia e cirurgias torácicas, além das cirurgias gerais e ginecológicas já realizadas no hospital. Os novos serviços fazem parte de um conjunto de ações executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para combater o câncer, ampliar o acesso ao atendimento e assegurar à população o direito à saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explicou que o aumento na oferta de serviços demonstra a preocupação da gestão em reorganizar o sistema estadual de saúde. “Desde o início da gestão, estamos investindo em ações que promovam uma transformação na rede de saúde do Estado. A entrega dos hospitais, aliada à oferta de serviços de qualidade, tem contribuído para gerar melhorias na vida dos maranhenses”, ressaltou.

O novo procedimento e a nova especialidade médica beneficiam a população de 43 municípios da Região Tocantina, que abrange as regionais de saúde de Imperatriz, Balsas, Açailândia e Barra do Corda. O atendimento é voltado para pacientes regulados pelos municípios. A previsão é de que, na área de dermatologia, sejam realizados cerca de 250 atendimentos no mês.

A especialidade médica avalia e acompanha pacientes com manchas, suspeita de hanseníase, acne, úlceras, lesões com suspeita de câncer de pele, psoríase e outras alergias. A intenção é, também, reduzir a incidência da hanseníase, especialmente nessa região. A iniciativa fortalece, ainda, o combate ao câncer de pele.

Carlos Lula (C): Serviços de qualidade na rede pública estadual. Foto: Francisco Campos

Felype Hanns, diretor administrativo do Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, contou que a oferta dos novos serviços atende a uma demanda reprimida da região. “As consultas e os procedimentos dessas especialidades já eram bastante esperados pelos municípios da Região Tocantina. Muitos pacientes já passaram pela primeira avaliação para posterior realização dos procedimentos cirúrgicos”, afirmou.

Cirurgias
As avaliações iniciais para as cirurgias torácicas estão em andamento na unidade de saúde. O serviço, que abrange procedimentos na cavidade torácica, inclui a realização de procedimentos cirúrgicos como drenagem e punção pulmonar, a pneumectomia e a segmentectomia pulmonar, que consiste em remover parte do pulmão, procedimento que auxilia no combate ao câncer, com a remoção de tumores.

Além das cirurgias torácicas, a unidade de saúde segue realizando cirurgias gerais e ginecológicas. Desde o início do ano, já foram realizadas mais de 370 cirurgias. O número de procedimentos tem aumentado proporcionalmente à quantidade de profissionais que executam os serviços. Atualmente, cinco cirurgiões trabalham na unidade e a proposta do poder público estadual é, de acordo com a demanda, aumentar o quadro de médicos que atendem no hospital.

Os serviços oferecidos no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto tem beneficiado pessoas como a trabalhadora de serviços gerais, Arlete do Nascimento, 33 anos. “O atendimento foi mais rápido do que eu imaginava. Lá no hospital fui muito bem atendida e achei o ambiente muito limpo e organizado. Se não fosse na rede pública, não teria condições de fazer essa laqueadura”, contou.

Jessica Wernz, Agência de Notícias Maranhão
Advertisemen