Tags

Aulões do Enem em + de 60 municípios

Advertisemen 300x250
Mais de 60 municípios maranhenses já receberam o Aulão do Enem, mega revisão gratuita promovida pelo Governo do Estado com o objetivo de preparar melhor os estudantes de todas as regiões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para o ensino superior. Em razão do grande interesse dos alunos, São Luís, onde os aulões seriam encerrados neste domingo (25), terá uma edição extra no dia 23 de outubro, quando será realizada uma maratona de aulas com todas as disciplinas do exame, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Estudantes lotaram o Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana
Estudantes lotaram o Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Foto: Felipe Neiva
O anúncio da revisão extra foi feito neste domingo durante a mega revisão de Redação e análise de obras literárias que teve a participação de cerca de dois mil estudantes. “Até outubro vamos atingir 65 municípios. Assim como São Luís, Imperatriz também será contemplada com edições extras do Aulão. Tínhamos planejado apenas uma mega revisão na cidade, mas, por determinação do governador Flávio Dino, faremos quatro, começando no dia 9 de outubro”, contou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

Também vão receber a mega revisão em outubro os municípios de Parnarama e Matões, que foram incluídos no cronograma da Secti. Neste final de semana, além de São Luís, as aulas foram realizadas nos municípios de Açailândia, Timon, Viana, São João Batista e Vitória do Mearim, beneficiando milhares de estudantes.

Somente em São Luís cerca de 10 mil estudantes participaram das cinco mega revisões promovidas pelo Governo do Estado por meio da Secti. No dia 23 de outubro o governo espera mais uma vez lotar o Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, onde as aulas começam a partir das 8h.

Iara Santos, 17 anos, foi uma das estudantes que chegaram cedo ao centro de convenções neste domingo para participar da revisão de Redação e análise de obras literárias. Ela, que mora no bairro do Maiobão, participou dos cinco aulões já realizados em São Luís. “Para quem quer passar no vestibular, o lazer do final de semana tem que ser adiado para depois das provas. Meu foco é ser aprovada em Medicina e sei que para isso tenho que estudar muito. Estes aulões que estão sendo realizados pelo governo no domingo têm sido muito importantes para mim e para todos os estudantes que almejam uma vaga na universidade”, disse.

A amiga de Iara, Yasmin Sá, também tem a mesma opinião. “Eu busco uma vaga para Direito e também tenho estudado de domingo a domingo, só assim terei alguma chance. Os aulões são importantes para a gente tirar as dúvidas com os professores”, completou.

Por ser uma das provas mais temidas pelos alunos, a revisão de Redação foi realizada durante todo o dia. A aula foi ministrada pelo professor Rogi Almeida, que passou várias dicas para os alunos se darem bem na prova. “A ideia é passarmos as principais estratégias de reflexão, desde o primeiro momento que eles vão ter o contato com o tema até a planificação textual deles. É importante focarmos este aspecto porque, independe de qual seja a temática da redação, o aluno fica mais tranquilo para conduzir o ponto de vista dele”, destacou Rogi Almeida.

Paulo Renan Azevedo ficou atento às dicas do professor. Ele, que quer fazer Direito, sabe que Redação é uma das grandes dificuldades dos candidatos. “Tem o nervosismo da hora e o fator surpresa do tema deixa a gente muito inseguro. Então todas as dicas são válidas para nos prepararmos melhor”, disse.

Para quem não participou dos aulões, a Secti disponibilizou no site da secretaria, no endereço www.secti.ma.gov.br, todo o material que foi distribuído durante as revisões. Os arquivos estão em PDF e podem ser baixado pelos alunos.

Elizete Silva
Advertisemen 336x280

Related Posts
Disqus Comments