Habitacional de 1.000 casas com 45m quadrados

Publicidade
"Com mais este projeto concluído estamos avançando com firmeza para reduzir o déficit habitacional em nossa cidade", ressaltou o prefeito Edivaldo, durante visita de vistoria às construções do Residencial Luís Bacelar, localizado no bairro Gapara. São mil casas, com média de 45 metros quadrados construídos e área livre. O projeto agrega sustentabilidade com a inclusão de sistema de tratamento de esgoto, preocupação com o meio ambiente com a instalação de sistema de aquecimento solar de água e acessibilidade. Todos os contratos já foram assinados. A obra é executada pela Prefeitura de São Luís e integra o programa 'Minha Casa, Minha Vida', do Governo Federal.

As mil casas são compostas por sala, dois quartos, cozinha e banheiro amplos, além de lavanderia na parte externa do empreendimento. O residencial conta com área livre que pode ser ampliada e utilizada como área para lazer. O projeto foi contemplado ainda com reservatório e caixa d'água em todas as casas e conta com sistema de tratamento de esgoto estruturado.
Foto: A. Baeta
Luís Barcelar: Prefeito Edivaldo vistoria fase final das obras. Foto: A. Baeta
As construções são conjugadas, sendo duas por grupo e possuem portas de alumínio estilo basculante, possibilitando maior ventilação. Todas possuem acessibilidade e são adaptáveis. O residencial integra o programa habitacional da Prefeitura. Das unidades habitacionais do programa (casas e apartamentos), 8.702 já foram entregues e 13.128 estão em obras ou em fase de conclusão.

Escola e Creche

Quem vai morar na localidade terá ainda como benefício equipamentos sociais construídos pela Prefeitura - uma escola de ensino fundamental com 12 salas e uma creche a serem construídos pela Prefeitura em área do residencial. A área foi totalmente sinalizada com faixa de pedestres e placas. "Temos como mote sempre agregar equipamentos sociais de interesse da população aos empreendimentos que construímos, garantindo, além da moradia, qualidade de vida ao cidadão", destacou o prefeito Edivaldo.

Participaram da vistoria o secretário municipal Diogo Lima (Urbanismo e Habitação); o engenheiro e representante da construtora responsável, Alexsander Carvalho; e demais membros da equipe de obras.

Sustentabilidade

Um diferencial do empreendimento é a instalação de um sistema de aquecimento de água, cuja energia é toda captada naturalmente, pela luz solar. Dessa forma, faz uso inteligente da potencialidade que a região de clima quente já oferece. O sistema garante economia de 30% em energia elétrica, segundo a equipe de engenheiros responsáveis pela obra. A energia solar uma vez captada aquece uma célula e alcança a água do reservatório instalado em cada uma das casas. O equipamento comporta 250 litros e mantém a temperatura por mais de 24 horas. Mesmo em períodos de pouco sol, a energia é possível de ser captada.

O sistema integra o planejamento das construções do 'Minha Casa, Minha Vida', da Fase II. Na capital, este equipamento é utilizado no residencial Santo Antônio e também será instalado no Residencial Mato Grosso, projetos habitacionais executados pela Prefeitura de São Luís, que estão em obras.

Agência São Luís
Publicidade

Publicidade