-->

Antônio Sousa vence no 3D e Felipe conquista Rasante e Asa Zagi

Publicidade
Foto oficial da 3ª Confraternização de Aeromodelismo de Imperatriz. Foto: Agência da Aldeia

Paragominas venceu no Voo de Dorso, competição foi na pista Asas da Sumaúma


A 3ª Confraternização dos Aeromodelistas de Imperatriz, no sábado, 20 de fevereiro, na pista Asas da Sumaúma demonstrou que o hobby cresce velozmente no meio-norte brasileiro. Clubes e praticantes do Maranhão, Pará, Goiás e Tocantins compareceram ao evento.

O nome da pista leva o nome de uma das maiores árvores da América do Sul e com freqüência na Região. Logo na sexta-feira, 19, pilotos fizeram o reconhecimento do local, entre eles, Antônio Sousa, do Tony Team do Asas do Cerrado de Araguaína-TO que seria o campeão no dia seguinte na categoria Free Style 3D.

No dia do evento, ainda por volta das 9h e antes da abertura das janelas de exibição, o diretor nordeste da Confederação Brasileira de Aeromodelismo (Cobra), Jadir Filho, informou sobre as normas necessárias para a segurança dos vôos. Ele elogiou a qualidade da pista de propriedade do empresário Álvaro de Oliveira da Silva. Além do asfalto, grades de proteção para pilotos e fotógrafos, área de escape com grama alta para parar até mesmo jatos em pousos forçados ou planadores sem os trens de pouso.

O vice-presidente da Associação dos Aeromodelistas da Região Tocantina, Valentin Javier Folgado e Antônio Crato de Araguaína fizeram a locução e a animação do evento. Após as informações da Cobra, eles abriram as janelas para as máquinas voadoras e seus intrépidos comandantes.

E eles estavam lá. Todos eles, de todos os tamanhos e todas as propulsões. elétrico, gasolina, glow e planadores. Treinadores, 3D, jatos, asas e drones cortaram os ares com belas manobras, antes das competições da tarde.

Ela não trouxe o seu avião, mas compareceu e prestigiou o evento. Ana Santos, advogada e sua amiga, a estudante do ensino médio, Baby Faria são sócias da Associação Marabaense de Modelismo (AMMO) e praticantes do hobby. “O Clube do Bolinha está chegando ao fim”, prevê. Antes, as mulheres, apenas, acompanhavam amigos, namorados e maridos, mas agora também estão no comando do Rádio Controle (RC).

Competições

À tarde, as competições começaram e logo na categoria 3D, uma emocionante disputa pelos primeiros lugares entre Mateus Dias de Goiânia-GO, Divino Garcia de Imperatriz-MA e Antônio Sousa de Araguaína-TO.

O tocantinense venceu após encerrar sua apresentação com todas as manobras mais conhecidas do público e ainda um ‘grand finale’ com uma aterrissagem perfeita com motor desligado após efetuar o voo típico do urubu fly. Com um aeromodelo de asa dupla, Divino Garcia alcançou a segunda colocação e Mateus Dias ficou em terceiro após fazer parte da apresentação sem olhar para o RC.

Na categoria de Voo de Dorso, Vitório Supredine do Clube de Aeromodelismo de Paragominas-PA (CAP) levou o troféu de campeão superando também seus concorrentes estaduais, do Clube de Modelismo do Pará (CMP) de Belém e do Clube Rafale de São Geraldo do Araguaia.

Quase no fim da tarde, os organizadores deram um minuto para as aeronaves decolarem e procurarem atingir o ponto mais alto, começava a competição de Urubu Fly. Bem ao lado da caixa de vôo, que nem professores, urubus de verdade pegavam uma térmica e demonstravam como fazer para ficar mais tempo no ar com o motor desligado.

Rogério Alencar do Asas do Cerrado de Araguaína estava conformado com a segunda colocação. Porém, havia uma biruta no meio da aterrissagem do provável vencedor que sem conseguir pousar na pista, mesmo passando mais tempo de voo, perdeu a primeira colocação e a vitória caiu no colo do tocantinense.

Logo em seguida, as Asas Zagi travaram uma bela batalha. Além das manobras, como um bumerangue, as aeronaves teriam de retornar às mãos do piloto. O imperatrizense Augusto Felipe levou a melhor e contou com a sorte, alguns pilotos ainda conseguiram fazer manobras mais empolgantes, mas erraram na hora do pouso.

A cidade anfitriã finalmente respirava aliviada com seu primeiro troféu, mas quando saiu o resultado da categoria rasante, competição realizada antes do Urubu Fly, novamente deu Felipe do Clube Integrado de Modelismo Imperatriz (CIMI). Alegria em dose dupla para os donos da casa.

Apresentação de Gala

Ainda deu tempo para uma apresentação de gala de Mateus Dias, Divino Garcia e Antônio de Sousa. Os três pareciam que ensaiaram o número havia bastante tempo. No entanto, foi tudo improvisado e belo para delírio do público que aplaudiu diversas vezes a exibição conjunta.

Desde cedo

Ele tem somente três anos de idade, mas já acompanha e se diverte com o pai nas competições. Luís Miguel, por enquanto, brinca no simulador de 3D no computador com o RC do pai, Rafael Palhares.. Mas, quando chega no pátio transforma o aeromodelo num avião de brinquedo e sai fazendo manobras.

Acidentes

Na pista Asas da Sumaúma graças a uma vegetação de folhagens e galhos pequenos no entorno, os acidentes foram muito poucos, quatro, e todos sem gravidade alguma, sobrou somente pequenos ou quase nenhum dano material. Um tucano saiu intacto, da mata para os céus novamente. A perda mais comovente foi o Grand Caravan de Félix Roberto que caiu e privou a todos com a exibição da réplica que durante anos foi o meio de transporte usado por muitos quando a TAM era apenas uma pequena empresa de aviação regional e ligava cidades com aeroportos de pista de chão batido, a exemplo de São Félix do Xingu-PA na década de 1990.

Prefeito Edilomar

O prefeito de Ribamar Fiquene-MA (40km a N de Imperatriz), Edilomar Miranda, saiu na foto oficial do evento. “Ele está sempre nos apoiando”, garantiu Valentin, vice-presidente da Associação de Aeromodelismo da Região Tocantina (AART) antes da autoridade se dirigir aos presentes. Edilomar agradeceu a presença de todos os pilotos, treinadores, dirigentes de clubes e o espectadores e ainda colocou a cidade à disposição para os próximos eventos do gênero.

Domingo

No domingo, 21, mais janelas foram abertas pela manhã e os praticantes aproveitaram para confirmar suas máquinas voadoras no 2º Aerosaga em São Geraldo do Araguaia-PA de 18 a 20 de março, promovido pelo Clube Rafale e com presença garantida do presidente da Cobra, Rogério Lorizola.

O Progresso

As imagens da Confraternização dos Aeromodelistas


Ana Santos põe fim ao Clube do Bolinha no aeromodelismo do Norte-Nordeste. Foto: Agência da Aldeia
Asas Luminosas curzaram os ceús no sábado à noite. Foto: Agência da Aldeia
Divino Garcia e seu aeromodelo de asa dupla alcançaram o segundo lugar na 3D. Foto: Agência da Aldeia
De todos os tamanhos e de todas as propulsões na 3ª Confraternização. Foto: Agência da Aldeia
Antônio Sousa garantiu o 1º lugar na categoria mais cobiçada, Free Style 3D. Foto: Agência da Aldeia
Felipe de Imperatriz garantiu dois primeiros lugares para o CIMI. Foto: Agência da Aldeia
Prefeito Edilomar (C) e dirigentes Valentin Javier da AART (Esq.) e Jadir Filho, Cobra. Foto: Agência da Aldeia
Luis Miguel de 3 anos: Aeromodelistas preparam nova geração. Foto: Agência da Aldeia
Próximo encontro está marcado para São Geraldo do Araguaia-PA. Foto: Agência da Aldeia
Tucano saiu ileso após cair no entorno da pista. Foto: Agência da Aldeia
No círculo tracejado, o planador reinava entre seus satélites urubus. Foto: Agência da Aldeia
Advertisemen