Trânsito seguro: Escola conquista pódio nacional

Publicidade
A Unidade de Educação Básica (UEB) Evandro Bessa (Estiva) conquistou o 3º lugar no projeto "Educação Viária é Vital", de iniciativa da Fundação Mapfre e voltado para escolas da rede pública de todo o país. O objetivo é conscientizar crianças e adolescentes acerca da importância das normas de segurança para o trânsito, incentivando a adoção de comportamentos capazes de prevenir acidentes. Participando do evento pelo 4º ano consecutivo, a escola apresentou o projeto "Trânsito seguro: atitude que valoriza a vida".
(UEB) Evandro Bessa (Estiva)
Escola municipal conquista pódio nacional em evento sobre segurança no trânsito. Foto: Fabrício Cunha
O secretário municipal de educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a importância da iniciativa e parabenizou a escola pelo desempenho. "Trata-se de um projeto da maior importância na medida em que ajuda a formar cidadãos responsáveis e conscientes de seus direitos e deveres no trânsito. Em nome do prefeito Edivaldo, parabenizo os educadores e as crianças envolvidas neste projeto, desejando que os conhecimentos adquiridos sejam compartilhados e contribuam para criar um ambiente de mais paz no tráfego", disse o secretário de Educação.

Segurança

Os projetos na área de educação viária fazem parte do ano letivo da UEB. Evandro Bessa – Estiva desde 2008. Para a gestora da unidade de ensino, Carmelita Dália, foi uma maneira de conscientizar os estudantes e atuar para prevenir acidentes às margens da BR-135. "O número de acidentes na nossa área caiu a quase zero, e atribuímos isso à conscientização constante que desenvolvemos na comunidade e com os nossos alunos", comemorou a gestora.

As atividades desenvolvidas pela UEB. Evandro Bessa – Estiva abrangeram a comunidade da Estiva e também os bairros vizinhos. Com o apoio da Polícia Militar, a escola desenvolveu a campanha "Seja doce no trânsito", com abordagens a condutores e pedestres às margens da BR-135, na área próxima à escola. Durante a campanha, os condutores de veículos e pedestres eram abordados pelos estudantes, que entregavam um bombom e um panfleto informativo com dicas para um trânsito mais seguro.

A unidade de ensino também recebeu palestras educativas do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que ensinaram aos estudantes o significado das placas de sinalização e forneceram orientações para trafegar com segurança pelas ruas. Produções textuais em sala de aula, jornais e vídeos informativos feitos pelos próprios alunos a partir de entrevistas na comunidade também integraram as atividades desenvolvidas pelos projeto. "Os alunos aprenderam muito com esse projeto, e o melhor é que tudo aconteceu de maneira lúdica. Montamos juntos um portfólio com todas as atividades, filmamos o decorrer do projeto e estamos felizes com o resultado, que mostra o quanto nossos estudantes são inteligentes e se dedicaram", disse o professor.

Aprendizado

Rute Soares Vieira da Silva, de 11 anos, estudante do 6º ano na UEB. Evandro Bessa/Estiva, é uma das alunas participantes do projeto. "Foi aqui que aprendi a ter atitudes corretas no trânsito. Não sabia o significado das placas, mas hoje conheço todas. Na minha casa e na comunidade onde eu moro também falo sobre o que eu tenho aprendido, pois eu já sei como conscientizar as pessoas", concluiu.

Agência São Luís
Publicidade