-->

Veja os premiados do Concurso Meu Portal em SLZ

Publicidade
A Prefeitura de São Luís entregou nesta terça-feira (27) prêmios aos cinco vencedores do concurso Portais da Minha Cidade. Cada trabalho selecionado por votação popular recebeu da Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), a premiação no valor de R$ 5 mil. O projeto "Portais da Minha Cidade" visa revitalizar vias de acesso de São Luís, com a execução dos trabalhos artísticos, que começam a ser implantados no próximo ano.
Premiação foi entregue no auditório Reis Pacheco Foto: A. Baêta
A cerimônia de entrega da premiação aconteceu na sede da Prefeitura de São Luís, no auditório Reis Perdigão no Palácio de La Ravardière, e foi coordenada pela primeira-dama e madrinha do programa, Camila Holanda, e pelo presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho.

"Os portais ficaram lindos e uma grande oportunidade de cada um mostrar seu trabalho e de participar da história da cidade. Esse é um dos eixos do programa 'São Luís, Cidade Jardim', que visa embelezar a cidade, criar um paisagismo e aumentar o verde. Esse concurso demostra a gestão participativa que o prefeito Edivaldo se propõe a fazer e a que ele se dedica a cada momento", destacou Camila Holanda.

Concurso

Foram vencedores do concurso - cujos trabalhos foram desenvolvidos a partir de cinco temas - Silvio de Jesus Almeida Furtado (São Luís Patrimônio da Humanidade); Israel James Cutrim de Oliveira Filho (Folclore Maranhense); José Araújo Lajes Júnior (Atenas Maranhense); Jorge Luís Machado Costa (Gastronomia); e Laíse Frazão Barros (Formação Etimológica de São Luís).

O concurso, lançado em abril deste ano pelo prefeito Edivaldo, teve o objetivo de estabelecer um plano efetivo para organização paisagística da cidade nas principais vias de acesso à capital. Os portais serão instalados nas avenidas dos Libaneses (próximo ao Aeroporto Marechal Cunha Machado), Engenheiro Emiliano Macieira (Estreito dos Mosquitos/Estiva), Estrada do Boqueirão (Itaqui Bacanga - Ponta da Espera), Estrada de Ribamar e na Estrada do Araçagi.

Seleção

A escolha dos trabalhos foi feita por meio do site da Prefeitura e contou com mais de 15 mil acessos. "Podemos dizer que as artes que serão implantadas nas entradas da cidade são de escolha da população, como todo o escopo do programa 'São Luís, Cidade Jardim', que enxerga uma governança solidária, onde a população discute os seus espaços", observou o presidente do Impur, Luiz Borralho.

Os ganhadores elogiaram a iniciativa da Prefeitura de envolver a comunidade na criação dos portais. "Foi uma oportunidade de a população criar o que é bonito para a cidade", disse o estudante de Odontologia, Israel James, que recebeu o prêmio das mãos do secretário adjunto de Governo, Milton Calado. Ele explicou que, em seu trabalho, ressaltou elementos do folclore como o boi, o chapéu dos caboclos de penas, a velas das embarcações do nosso litoral, e ainda a lenda da serpente encantada.

A riqueza do Maranhão foi simbolizada no portal criado por Jorge Luís. "Uma das nossas riquezas é o camarão e ele também simboliza o pescador. Para mim foi muito gratificante participar do concurso que vai mostrar as riquezas que a gente tem em nossa cidade, simbolizadas nas cinco áreas abordadas no concurso", disse, ao receber o prêmio das mãos da secretária de Informação e Tecnologia, Tati Lima.

Para Silvio de Jesus Almeida Furtado, o programa tem um papel fundamental na melhoria do paisagismo da cidade. "Quando soube do concurso, quis participar e contribuir para o embelezamento da cidade. Para mim, essa criação é como um filho", disse.

Cidade Jardim

"São Luís Cidade Jardim" é um macroprograma que prevê ações em parceria com empresas privadas, instituições de diversos segmentos e o envolvimento da sociedade em geral a fim de realizar intervenção paisagística em vários espaços da cidade. O programa se divide em oito eixos de ação: Portais da Minha Cidade, Jardim da Minha Escola, Jardim da Minha Casa, Jardim da Minha Rua, Jardim da Minha Praia, Minha Calçada, Minha Árvore e Jardim da Minha Empresa.

O objetivo é desenvolver ações nesses vários eixos, como a implantação de portais nas entradas e saídas da cidade, auxiliar a criação de jardins ecológicos nas escolas e incentivar a jardinagem doméstica. Além disso, o programa trabalha a valorização de terras ociosas urbanas e periurbanas, com planejamento, conservação e manutenção da paisagem nas praças, avenidas, canteiros, entre outros espaços públicos.

Carolina Nahuz
Advertisemen