Vila Janaína: População aprova serviços

Publicidade
Carolina Nahuz

São Luís, MA. "Estamos todos felizes. Quem não fica feliz em ver o asfalto chegando a sua rua, onde há anos convivíamos com lama no inverno e buraco e poeira no verão? Só temos a agradecer ao prefeito Edivaldo por olhar por nós". O depoimento do aposentado Edmar Pereira da Silva reflete a alegria de milhares de moradores do bairro Santa Clara, Janaína, Vila Riod, Vila Vitória e Jardim América que, na noite de terça-feira (24), receberam a boa notícia do prefeito Edivaldo do início de obras de pavimentação e drenagem em vias dessas localidades.

Edmar Pereira é morador da Rua Santo André, no bairro Santa Clara. Ele contou que mora no local há 23 anos e que um grande desejo da família era ver a rua pavimentada. "Isso traz dignidade para as famílias, melhora a nossa vida", completou Edmar que mora com a esposa, duas filhas e uma neta.
Quem também recebeu feliz a boa notícia foi a professora Joise Maria Ribeiro Nascimento. "Aqui nós estamos precisando mesmo de obras de pavimentação, porque as ruas do bairro estão todas esburacadas, o que dificulta a passagem de carros e pedestres. Agradecemos muito ao prefeito por priorizar esses bairros tão carentes", disse Joise.

Obras

As obras, que serão executadas por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), foram iniciadas logo na manhã de quarta-feira. Atualmente, são executados serviços no Jardim América e Vila Janaina. As Ruas 1 e 5 do Jardim América receberam recapeamento com 260m e 146m, respectivamente. Já a Rua Cafeteira recebe trabalho de terraplanagem, serviço que antecede a pavimentação, que será de aproximadamente 1 km de extensão. Para além disso, diversas ruas que receberão massa asfáltica passam por serviço de capina e limpeza de resíduos.

A dona de casa Iraemes da Silva Barros, de 63 anos e moradora da Rua 1, já visualizava o trabalho sendo executado em sua rua."Eu quero agradecer o prefeito, pois ele está fazendo uma grande melhoria aqui no meu bairro e em especial aqui na minha rua. Esperamos muito por isso", contou.

Até o final desta semana, foram executados 1271 metros de asfaltamento, contemplando os bairros da Vila Janaina, Jardim América e Vila Riod. Durante o fim de semana, os trabalhos de limpeza e capina foram mantidos e nesta segunda-feira (2) já iniciam os serviços de asfaltamento de novas ruas da Vila Riod. O pacote de obras inclui sinalização horizontal e vertical de todos os bairros.

Os investimentos da Prefeitura são da ordem de R$ 22,8 milhões para serviços de recapeamento, revitalização de vias e drenagem profunda para o bairro Vila Janaína, na região da Cidade Operária. "Iremos acompanhar os serviços de perto para garantir que haja o máximo de agilidade na execução dos trabalhos. Queremos que a população tenha a comodidade merecida e seja revestida com mais dignidade e qualidade de vida", disse o prefeito Edivaldo.
A ação compõe o Programa de Pavimentação e Revitalização de Vias Urbanas da Vila Janaína e será executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). O pacote de medidas contempla 121 ruas do bairro, perfazendo uma extensão de 37 mil metros, com obras de pavimentação e requalificação asfáltica, calçamento, serviços de drenagem profunda e superficial e sinalização horizontal e vertical das pistas.

A obra compreende a execução do recapeamento com concreto asfáltico usinado a quente (Cauq) de aproximadamente 20 mil metros de ruas e avenidas, além da execução de calçamento com peças pré-moldadas, abrangendo mais de 17 mil metros de vias. Simultaneamente serão implantados nos bairros contemplados mais de 6.600 metros rede de drenagem profunda para escoamento de águas pluviais, com galerias tubulares interligadas por bocas de lobos e poços de visitas. Além disso, a Prefeitura vai construir uma rede de drenagem superficial com meio fio e sarjetas.

Vila Janaína
Clique na imagem e veja mais fotos do lançamento das obras na Vila Janaina
Publicidade