-->

Nu escuro: Gato Preto cruza pelas ruas e praças

Publicidade

Prefeitura apoia espetáculo em espaços públicos da cidade


Carolina Nahuz

São Luís, MA. A Prefeitura de São Luís, através da Fundação Municipal de Cultura (Func), está apoiando o espetáculo Gato Negro, da Cia de Teatro Nu Escuro, de Goiás. A peça resgata histórias de personagens e mitos que fazem parte da memória afetiva de muitos brasileiros. O grupo se apresenta na quinta-feira (21), às 19h, na Fonte do Ribeirão, e na sexta-feira (22), às 20h, na Praça dos Catraieiros.

No enredo, a história de três irmãs que vivem isoladas em uma fazenda no interior de Goiás, no início do século XX. Por sete anos, elas esperam o retorno de um cavalheiro que prometeu se casar com uma delas. A espera é alterada pela visita de uma estranha criatura, um personagem meio homem, meio gato, que altera a rotina das irmãs.

Gato Preto, Nu Escuro

A montagem é o segundo espetáculo dentro da trilogia Goyaz, na qual a Cia. Nu Escuro aborda a história da formação rural do Estado de Goiás. A trilogia recebeu o Prêmio ProCultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro de 2010, o Prêmio Funarte de Artes na Rua em 2011 e também contou com o incentivo da Lei Goyazes – Lei Estadual de Goiás de Incentivo a Cultura.

O espetáculo utiliza linguagem pautada na metodologia do Teatro de Grupo, com uso de vários recursos, como bonecos, fantoches, danças populares e outras enunciações cênicas. Além das apresentações na quinta e sexta, o grupo teatral vai oferecer no sábado (23) uma vivência prática de música e dança de salão para teatro a atores e bailarinos.


A Cia Nu Escuro também vai percorrer as cidades de Belém-PA, Natal-RN, Goiânia-GO e outras cinco cidades do estado de Goiás. O espetáculo tem patrocínio do Prêmio Funarte Artes na Rua-2013 e da Petrobras Cultural.

Sobre a Companhia

A Cia de Teatro Nu Escuro é uma das principais representantes das artes cênicas produzidas na região Centro-Oeste do Brasil, e suas obras são, em sua grande maioria, construídas sobre textos autorais e linguagem própria. Fundado em 1996 por alunos remanescentes da antiga Escola Técnica Federal de Goiás, a companhia já tem 14 espetáculos montados, e inúmeras oficinas de formação profissional e de público, realizadas em diversos estados brasileiros e também no exterior. A Companhia mantém em cartaz um repertório de cinco espetáculos e mais duas cenas curtas.

Ficha Técnica

Elenco: Abilio Carrascal, Adriana Brito, Eliana Santos, Izabela Nascente e Lázaro Tuim.
Direção e Dramaturgia: Hélio Fróes.
Direção Musical: Abilio Carrascal e Cristiane Perné.
Músicas originais: Cristiané Perné, Hélio Fróes e Abilio Carrascal.
Coreografias: Lázaro Tuim, Luciana Caetano e Juliano Andrade.
Figurinos: Rô Cerqueira.
Cenografia: Wagner Gonçalves.
Bonecos: Izabela Nascente, Marcos Lotufo e Marcos Marrom.
Advertisemen