-->

TrES-2b, o "Lado Sombrio" do universo

Publicidade
Astrônomos anunciaram ontem a descoberta de um exoplaneta mais escuro do que carvão.

Sua cor absolutamente negra possui apenas um leve brilho avermelhado, causado pelas altíssimas temperaturas em sua superfície.

Temperaturas chegam a quase mil graus neste exoplaneta
Os exoplanetas são todos os planetas que orbitam uma estrela que não o nosso Sol – justamente o caso do TrES-2b, descoberto em 2006 orbitando a GSC 03549-02811, a 750 anos-luz.

Agora, analisando mais dados fornecidos pela missão Kepler, da Nasa, a equipe do pesquisador David Kipping, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics (CfA), descobriu algumas particularidades sobre o corpo celeste.

Este gigante gasoso do tamanho de Júpiter reflete menos de 1% da luz do sol que o ilumina. Para efeito de comparação, Júpiter reflete mais de um terço da luz – culpa das suas grandes nuvens de amônia.

Mas orbitando sua estrela a menos de 4,8 milhões de km, o TrES -2b possui temperaturas que chegam a 982ºC, o que o torna quente demais para possuir nuvens de amônia. Sua atmosfera é rica em vapores de sódio e potássio e óxido de titânio, todos que absorvem muita luz.

A presença desses gases, no entanto, explica apenas parcialmente a cor do planeta. Cabe aos pesquisadores continuar investigando.

Fonte: Info Online

Notas do Blogueiro:
a) O título é do Blogue. O original é "TrES-2b é planeta mais negro já encontrado"

b) No título, "Lado Sombrio", refere-se à série Star Wars. Conforme explica a Wikia, o lado sombrio da Força, chamado de Bogan ou de Boga pelos antigos Jedi, era o instrumento principal dos Lordes Sith, e o maior inimigo da Ordem Jedi. Diferente do Lado Luminoso da Força, seu poder vem das emoções negativas e fortes.
Advertisemen