-->

Temer e Aldo são cotados para substituir Jobim na Defesa

Publicidade
Aldo (E) e Temer presidiram a Câmara dos Deputados
O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator do novo Código Florestal na Câmara, são os principais cotados para substituir Nelson Jobim no Ministério da Defesa, segundo informações de Christina Lemos, colunista do R7. A presidente Dilma Rouseff decidiu, nesta quinta-feira (4), demiti-lo da função, após a divulgação de críticas feitas por ele em relação ao governo.

Em uma entrevista à revista Piauí deste mês, que chega às bancas na sexta-feira (5), Jobim chama o governo Dilma de "atrapalhado", diz que a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, é "fraquinha", e que Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Casa Civil, "não conhece Brasília".

Irritada com as declarações, a presidente avaliou que a permanência do peemedebista no primeiro escalão tornou-se "insustentável".

Um dos principais nomes cotados para assumir a pasta é o do vice-presidente Michel Temer, líder do PMDB – partido do qual Jobim faz parte e principal aliado do governo. Caso isso aconteça, Temer acumularia as duas funções, a exemplo do vice de Lula, José Alencar (morto em março deste ano), que também foi ministro da Defesa.

Embora seja um forte candidato à vaga, não se sabe ainda se Temer vai aceitar o novo cargo, já que, nos bastidores, desempenha a função estratégica de fazer o “meio campo” entre o Planalto e os parlamentares e caciques do PMDB.

Outro forte candidato ao cargo é o deputado governista Aldo Rebelo, relator do novo Código Florestal na Câmara, que já foi cotado em outras ocasiões para assumir a função. O comunista já foi ministro da Coordenação Política no governo Lula e tem bom relacionamento com a presidente Dilma.

Outro nome que figura na lista de opções é o do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT-SP). Essa, porém, é considerada a hipótese menos provável.

Fonte: R7
Advertisemen