-->

Rebeldes tomam quartel em Trípoli e fim da era Khadafi parece estar próximo

Publicidade
Rebeldes líbios tomaram o controle, neste domingo, de um quartel às portas de Trípoli, no "quilômetro 27", apreendendo armas e munições, segundo um correspondente da AFP.

Centenas de rebeldes entraram na base militar, situada na zona oeste de Trípoli, na estrada que conduz a Zawiya, considerada o obstáculo mais importante para se chegar à capital.

A base militar está cercada, como uma fortaleza, por um muro de 20 metros de altura e no interior, em meio a um bosque de eucaliptos, há um arsenal, com lançadores de foguetes Grad, diferentes tipos de veículos e numerosas caixas com munição.

Quando o correspondente da AFP entrou no prédio, depois de um violento ataque dos rebeldes, havia veículos em chamas com corpos carbonizados no interior.

Os combates deixaram vários feridos, segundo o jornalista, que não teve condições de estabelecer o número de vítimas.

Centenas de veículos dos rebeldes chegavam ao local, no final do dia.

"Tomamos esta base, mas ainda não é segura. Achamos que ainda há franco-atiradores emboscados no interior", declarou à AFP um combatiente rebelde llamado Mohamed.

Domingo à tarde, hora local, os insurgentes libertaram vários presos do cárcere de Maya, perto do quartel.

Fonte: AFP



Trípoli despertou esta noite ao som de vários tiros, disparados por armas automáticas, confirmando que os rebeldes ganharam terreno em alguns quarteirões da capital líbia: Soug Jomaa, Tajoura e Ben Achour.

Numa mensagem difundida pela televisão libanesa, o líder do governo felicitou o povo pela eliminação dos "ratos", nas suas palavras, reiterando que os rebeldes não representam a Líbia.

Mas parece haver sinais do princípio do fim. Pela primeira vez o porta-voz do governo, Moussa Ibrahim, admitou os avanços dos rebeldes.

Fonte: Euronews
Advertisemen