-->

Mikhail Khodorkovsky deixa a Rússia e seguiu para a Alemanha

Publicidade
Voz da Rússia

Centenas de jornalistas estiveram de prevenção desde a manhã de sexta-feira, 20, junto à colônia penal Nº 7, na cidade de Segueja, em que cumpria pena o ex-patrão da Yukos. Alguns representantes da mídia ocuparam o seu posto ainda na quinta-feira, logo que se falou de um possível indulto a Mikhail Khodorkovsky. Contudo, o seu esforço foi em vão. Eles não conseguiram ver o antigo empresário a abandonar a colônia, nem tentar dirigir-lhe qualquer pergunta.

Nem a própria Olga Pispanen, representante oficial para as relações públicas de Mikhail Khodorkovsky, conseguiu entreabrir o manto de mistério que cobriu o decorrer da libertação do antigo chefe da Yukos:

“Hoje o chefe da colônia, em que Mikhail Khodorkovsky cumpria pena, confirmou-nos oficialmente que Khodorkovsky foi libertado e já saiu em liberdade. Eu penso que neste momento ele se encontra a caminho de casa”.

Mikhail Khodorkovsky

Contudo, a mídia dispõe de uma informação completamente diferente. Afinal logo após a sua libertação Mikhail Khodorkovsky apanhou um voo para a Alemanha, onde sua mãe está a receber tratamento médico.

Vladimir Putin anunciou a sua intenção de assinar o decreto de indulto imediatamente depois da grande coletiva de imprensa ao responder à última pergunta dos jornalistas já nos bastidores. Imediatamente no dia a seguir o presidente cumpriu a sua promessa, diz o deputado da Duma de Estado Mikhail Markelov:

“O sistema demonstra o seu humanismo e é aí, provavelmente, que reside tanto a sabedoria do Estado, como a consistência de todos os atos do chefe de Estado e do trabalho que ele anunciou estar a realizar com as instituições da sociedade civil”.

Segundo o presidente, Khodorkovsky, no seu pedido de indulto, “refere circunstâncias de caráter humanitário, a sua mãe está gravemente doente”. Marina Khodorkovskaya reconhece que soube pela mídia que o seu filho estava sendo liberado e ainda não consegue acreditar:

“Isso é uma notícia tão feliz que ainda precisa de ser interiorizada. Eu talvez ainda não tenha interiorizado completamente. Tenho o coração batendo de uma maneira que tive de tomar mais gotas do que o devido”.

Neste momento, muitos se interrogam o que irá fazer o dirigente da Yukos, agora que foi libertado. Assim, por exemplo, o líder do Partido Liberal-Democrático Vladimir Jirinovski sugeriu que o ex-empresário podia se tornar num escritor reconhecido:

“O homem deve ter estado preso mais que qualquer um. Faz um pouco lembrar o Conde de Monte Cristo, o Dostoievski ou o Soljenitsin. Ele terá um rico material. Penso que se irá tornar escritor”.

Claro que há também outras suposições. Os peritos, por exemplo, não excluem que Mikhail Khodorkovsky se possa dedicar a atividades sociais.

Mikhail Khodorkovsky cumpriu mais de dez anos de prisão. O antigo empresário deveria sair em liberdade em agosto do próximo ano.

Primeira mensagem de Khodorkovsky em Liberdade


Mikhail Khodorkovsky, Postado em 20 de dezembro de 2013

Caros amigos,

Em 12 de novembro, eu perguntei ao Presidente da Rússia para me perdoar por causa da minha situação familiar, e eu estou contente de sua decisão foi positiva.

A questão da admissão de culpa não foi levantada.

Eu gostaria de agradecer a todos que vem acompanhando o caso Yukos todos estes anos pelo apoio que você forneceu para mim, minha família e todos aqueles que foram injustamente condenados e continuam a ser perseguidos. Estou muito ansioso para o minuto, quando eu serei capaz de abraçar meus entes próximos e pessoalmente apertar a mão de todos os meus amigos e associados.

Estou constantemente a pensar daqueles que continuam a ser presos.

Meu agradecimento especial é para o Sr. Hans-Dietrich Genscher por sua participação pessoal em meu destino.

Primeiro de tudo eu vou pagar minha dívida com meus pais, minha esposa e meus filhos, e eu estou muito ansioso para conhecê-los.

Eu vou ter a oportunidade de comemorar esta próximas férias com a minha família. Desejo a todos um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo!
Advertisemen